Melhorias no serviço
Informatização otimiza atendimentos na UPA Valentina
28/08/2024 | 15:00 | 24
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina Figueiredo, que integra a Rede Municipal de Saúde, passou por melhorias que têm mostrado resultados no serviço oferecido à população. Nos últimos meses, a Prefeitura de João Pessoa investiu na informatização do atendimento na unidade com a aquisição de equipamentos como raio-X digital, aparelhos automatizados de laboratório e uso do prontuário eletrônico.
De acordo com a diretora-geral da UPA Valentina, Najara Rodrigues, a informatização da unidade tem gerado mais agilidade e segurança no atendimento ao paciente. “Um dos grandes ganhos que tivemos, recentemente, foi o prontuário eletrônico. Antes era tudo manual e agora, com essa sistematização na UPA, todos os setores são interligados. Há um interfaceamento entre a classificação de risco, consultório médico, sala de raio-x e laboratório. São ganhos recentes e só tendem a melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento”, afirmou.
Dentre as melhorias, Najara destacou a aquisição do aparelho de raio-x digital, que otimizou a realização de exames de imagem. “É uma tecnologia de ponta que foi instalada no serviço, que permite o paciente realizar o exame na sala e, do consultório, o médico já consegue enxergar e avaliar este exame, agilizando o atendimento e o diagnóstico”.
Em 2023, a UPA Valentina realizou um total de 3.558 exames de raio-x, enquanto em 2024 (até o mês de agosto) já foram realizados 4.365 exames deste tipo, em apenas oito meses.
Atendimento – Diariamente, o serviço realiza cerca de 400 atendimentos de urgência e emergência, prestando assistência pré-hospitalar de qualidade e contribuindo para salvar vidas na Capital paraibana. Entre os pacientes que passaram pelo serviço está a microempresária Antônia Maria da Silva, de 56 anos. Ela deu entrada na unidade com sintomas que indicavam um quadro de diabetes elevado.
“Todas as vezes que precisei da UPA Valentina, nunca saí sem atendimento. Desde a recepção, passando pelo acolhimento, atendimento do médico e da enfermagem, sempre fui bem assistida. E foi a partir daqui que descobri o que eu tinha. Por isso que eu digo o quanto as UPAs são importantes para a comunidade”, disse a paciente.
Após a estabilização na UPA, a paciente foi encaminhada para um serviço de referência, onde foi diagnosticada com uma doença autoimune. Todo o atendimento foi realizado de forma rápida, com a realização de exames de imagem e laboratoriais, o que possibilitou o encaminhamento necessário para ela continuar seu tratamento.
Serviço – Inaugurado em agosto de 2014, o serviço está completando 10 anos de funcionamento. Neste período, a UPA já realizou 928 mil atendimentos, com uma média de 92,8 mil ao ano, recebendo pacientes não só de João Pessoa, mas de municípios vizinhos como Bayeux, Conde e Cabedelo.
Com atendimento 24 horas, a unidade contribui para desafogar as portas de urgências dos hospitais, atendendo casos de urgência e emergência de diversos tipos como dor de cabeça, pico hipertensivo, dor abdominal, diabetes descompensada, vômito, síncopes, edema agudo de pulmão, asma, parada cardíaca e outros.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
sms -
Tags
atendimentos equipamentos informatização melhorias otimização prontuário eletrônico rede municipal de saúde serviços UPA Valentina