Qualidade de vida

Inaugurada há um ano, USF São Rafael facilita acesso dos moradores da região aos serviços de saúde

08/09/2019 | 14:00 | 1972

“Essa Unidade de Saúde da Família foi uma benção para a gente aqui na comunidade. Sempre que me sinto mal ou tenho alguma tontura, corro logo pra cá. Só quem precisa desse atendimento é que sabe o quanto ela é importante pra nós”. As palavras são do aposentado José da Silva Bezerra sobre a Unidade de Saúde da Família São Rafael, no bairro do Castelo Branco. Inaugurada há um ano, a USF foi construída pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e tem capacidade para atender duas mil pessoas.

Inserida no Programa Gerente Saúde, criado para qualificar os atendimentos na Atenção Básica e aproximar ainda mais a gestão dos usuários da rede, a USF São Rafael foi construída na Rua das Casas Novas, no bairro Jardim Castelo Branco. Aguardada há mais de 20 anos e fruto de demandas do Orçamento Participativo (OP) em gestões anteriores, somente em agosto de 2018 os moradores da região viram atendido o pleito e passaram a contar com uma USF.

Morador da comunidade há oito anos, José Bezerra complementa os benefícios que a unidade de saúde trouxe para a região. “Antes, a gente tinha que ir lá em cima no Castelo Branco ou lá no bairro da Torre. Agora, a gente faz tudo aqui. Venho aferir minha pressão quase todo dia, além de tomar as vacinas, consulta no dentista e pegar os remédios que o médico passa. Foi a melhor coisa que fizeram pela gente. E o atendimento é excelente. A gente é mesmo que uma família”, afirmou.

A unidade conta com sala de curativos, observação e nebulização, além de consultórios médicos, odontológicos e farmácia. São ofertados atendimentos médico, de enfermagem, de odontologia, além dos serviços como aferição de PA, glicemia, curativos e exames citológicos. O usuário conta também com orientação nutricional, atividades físicas, atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de um espaço para escuta qualificada.

Também moradora da comunidade São Rafael, a técnica de enfermagem da USF, Lucicleide dos Anjos Guedes, também ressaltou a humanização no atendimento. “Como eu também sou moradora da comunidade, conheço todo paciente que vem aqui. A gente acabou virando uma família mesmo. A gente tem muito que agradecer a Prefeitura porque foi uma espera de mais de 20 anos. O espaço é excelente, com uma estrutura muito boa e uma equipe também muita unida. Nossa espera foi grande, mas valeu demais a pena”, disse.