Transmissão online

Importância e cuidado com os professores é tema de abertura da Jornada de Formação de Educadores

02/02/2021 | 12:37 | 1301

A pandemia trouxe muitos desafios para a educação pública que, na Capital, estão sendo superados com inovação. É dessa forma que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início, nesta terça-feira (2), à Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), que acontece online para mais de quatro mil professores da Rede Municipal de Ensino. O evento se estende até esta quarta-feira (3), com palestras sobre prática docente em tempos de pandemia, tecnologias digitais no presente e no futuro da escola, e saúde e educação em tempos de pandemia.

A abertura teve a palestra da terapeuta integrativa Andrea Câmara Carrer, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre o trabalho docente e a necessidade de cuidar do educador. Um tema necessário, como lembra a professora Ligia Luiz de Freitas, da Escola Municipal Antonio Santos Coelho Neto, que fica na Penha. “Eu sou doutora em educação e ainda assim não me acho pronta, porque é no exercício da docência que a gente aprende. E a Jofem tem esse papel formativo, de melhorar cada vez mais o professor”, disse a professora que, de casa, acompanhou a palestra pelo Youtube.

Lígia de Freitas foi uma das participantes do evento e destacou a importância para a formação dos professores

“Isso é fantástico. A gente consegue adquirir conhecimento, trocar experiência com profissionais de fora e transmitir tudo para os nossos alunos. Acredito que esse é um papel que cabe tanto à Prefeitura, que realiza uma conferência como essa e traz inovação, como para os professores, que precisam se adaptar a esse novo normal”, enfatizou Lígia, que tem mais de 25 anos de sala de aula e disse ter se preparado para viver esse momento da educação remota. “Transformei meu quarto em uma sala de aula. Investi em internet de qualidade, comprei equipamentos e busco estar sempre atualizada”, concluiu.

Participação – A palestra de abertura das atividades da Jofem teve mais de 6,5 mil visualizações. As palestras têm transmissão no Youtube e qualquer pessoa pode acompanhar. Contudo, somente os inscritos terão direito à certificação de participante, por meio da frequência, que é liberada somente na transmissão ao vivo. Posteriormente, o material estará disponível no Youtube.

Palestras estão sendo transmitidas pelo Youtube e qualquer pessoa pode acompanhar

A Jofem foi criada pela gestão de Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa com importantes conquistas para alunos e professores. O objetivo é o fortalecimento da política de formação dos professores do magistério. A conferência também incentiva educadores a refletirem sobre conceitos e práticas pedagógicas em busca da inovação e profissionalização docente, fazendo uso das novas tecnologias.

Programação:

Terça 02/02

À tarde, a partir das 14h, palestra com o tema ‘A reinvenção da prática docente em tempos de pandemia: saberes, não saberes e a profissionalização do ensino’. O palestrante será o professor Dr. José Ramos Barbosa da Silva, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Quarta-feira 03/02

Início às 8h45, com a palestra ‘As tecnologias digitais no presente e no futuro da escola’. O palestrante será João Ricardo Freire de Melo, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Às 10h30, a palestra será sobre o tema ‘Saúde e Educação no contexto da pandemia: aproximações necessárias’. O palestrante será Dr. Fernando Chagas, médico infectologista e diretor-geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga.