Projeto Sol Maior
Hotel Globo tem cavaquinho, violão e dança cigana nesta quinta
01/09/2021 | 16:00 | 1082
A edição do projeto Sol Maior desta quinta-feira (2), realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), terá violão e cavaquinho com os músicos Poty Lucena e Potyzinho, pai e filho, e ainda dança cigana com a bailarina Andréa Monteiro. A programação começa às 16h, no Hotel Globo, e se estende até o último raio de sol, momento que sempre será acompanhado pela música Trenzinho do Caipira, do compositor Heitor Villa Lôbos.
Potyzinho afirmou que está com o cavaquinho afinado ao lado de seu pai, Poty Lucena, ao violão. No repertório, além de músicas autorais, a dupla toca algumas músicas de compositores paraibanos como Sivuca, Zé Ramalho, Pinto do Acordeon, além de clássicos do choro de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.
“A expectativa é a melhor possível. Apesar de não ter ido presencialmente ao projeto, tenho acompanhado pelas redes sociais e vejo que o público tem abraçado a ideia. Também considero de extrema importância esse espaço para a música instrumental da nossa cidade. Estamos muito felizes pelo convite e desejo vida longa ao Sol Maior”, declarou Potyzinho.
Dança – A expressão cultural e corporal das danças ciganas fica sob a responsabilidade de Andréa Monteiro, atriz e bailarina de danças ciganase de Tribal Fusion, que agradeceu à gestão do Hotel Globo pela oportunidade de mostrar o seu trabalho. “Muitas pessoas não conhecem ou nunca viram de perto uma apresentação no estilo cigano. Espero que gostem”, disse.
O trabalho da bailarina é desenvolvido numa perspectiva artística, mas busca também valorizar a cultura cigana, levando a dança para o Centro Histórico. “Juntar esse projeto maravilhoso, que é o ‘Sol Maior’, à coreografia ‘Sol Nômades’, me faz ter as melhores expectativas”, ressaltou.
O projeto – O ‘Sol Maior’ é uma iniciativa que traz, a cada semana, músicos instrumentais para se apresentarem no espaço do Hotel
Globo. O acesso é gratuito e os visitantes devem manter o distanciamento, além de usar máscara.
Exposições – Para completar uma tarde perfeita, quem vai curtir o som da música instrumental no Sol Maior, no Hotel Globo, poderá apreciar a exposição ‘João Pessoa em Linhas e Cores’, que segue em cartaz até 30 de setembro. A mostra envolve pinturas, desenhos e esculturas criados por artistas com raízes nas mais diferentes tradições e linguagens da arte.
Nomes como Camila Oliveira, Conceição Myllena, Davi Queiroz, Jonathan Guedes, Mayara Ismael, Sayonara Brasil, Sandra Adélia, Neska Brasil, Logan, Antônio Lima e Kiuslânia Jordãoestão entre os artistas que produziram as obras em exposição.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo/SECOM (Gilberto Firmino) -
Secretarias
funjope -
Tags
cultura funjope projeto sol maior