Consultas com urologistas

Hospital Santa Isabel supera meta e atende 450 homens durante mutirão

22/11/2021 | 15:00 | 681

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) atendeu 450 homens no mutirão de consultas com urologistas realizado no último sábado (20), superando a meta de consultas previstas para atendimento, que era de 400. Durante a ação, foram realizados também 379 exames PSA, 52 testes rápidos para DST (doença sexualmente transmissíveis), 64 solicitações de ultrassonografias de próstata e 7 solicitações de biópsias.

A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, comemorou o resultado da ação. “O mutirão demonstrou ser um sucesso na sua iniciativa de atender e colaborar com a prevenção de doenças inerentes ao sexo masculino. A meta foi atingida e ultrapassada, com 450 consultas realizadas, 379 exames de PSA colhidos e também todos os exames solicitados pelos médicos assistentes garantidos pela rede municipal de saúde”, declarou.

Ainda segundo Adriana Lobão, o sucesso do mutirão demonstra a necessidade de atendimentos em quantidade implementadas por conta da demanda reprimida gerada pela paralisação desses serviços durante os piores momentos da pandemia da Covid-19. “A Prefeitura de João Pessoa cumpriu sua função de reduzir o risco de câncer e demais agravos nessa população”, destacou.

Entre os homens que aproveitaram a ação estava seu Francisco de Araújo, de 62 anos. “Foi bom demais. Eu fiz o exame, rapidinho. Foi feito o PSA e depois o toque e já foi marcada a ultrassonografia. Foi ótimo”, disse seu Francisco, aprovando a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa.

Novembro Azul – O mutirão, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do HMSI, fez parte das atividades referentes ao ‘Novembro Azul Sempre’, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento nas doenças inerentes a saúde masculina.

O atendimento foi feito em 12 consultórios, durante todo o dia, das 7h às 17h, onde os homens passaram por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de exames.

O evento, que contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Paraíba, foi uma ação pontual do programa Novembro Azul Sempre, lançado pelo prefeito Cícero Lucena no início do mês, que garante a permanência dos cuidados com a saúde masculina durante todo o ano.