Saúde da Mulher

Hospital Santa Isabel amplia consultas com mastologistas e vai atender servidoras da Sedest

16/11/2022 | 19:00 | 988

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está ampliando as consultas com mastologistas e vai atender servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Prefeitura de João Pessoa a partir da próxima semana. O atendimento especial faz parte da ação ‘Cuidar é Informar e Cooperar’, que integra a política de valorização dos servidores e dos cuidados com a Saúde da Mulher.

Atualmente, estão sendo atendidas as servidoras da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), mas, com a ampliação, o hospital começará a atender também as funcionárias da Sedest. O dia e horário das consultas serão definidos durante contato do hospital com as servidoras.

Entre as servidoras atendidas até agora está a professora Adriana Fátima de Brito, 51 anos, que elogiou a ação.  “Achei maravilhosa a ação, até porque eu estou tendo outros problemas de saúde e já estou tendo gastos. Para mim é muito bom ter esse apoio. É preciso estar sempre se cuidando e quando a gente tem esse acesso para o que a gente precisa, fica bem mais fácil”, disse.

A consulta foi realizada seis dias após ter sido agendada pelo HMSI, que entrou em contato com ela por telefone. O mesmo ocorreu com a professora Aldeneide Laureano Dantas de Figueiredo, de 41 anos. “O hospital me ligou e quando me perguntaram se eu queria a consulta, aceitei na hora. No corre-corre a gente não tem muito tempo e deixa a saúde um pouco de lado, às vezes. Então, achei ótima a iniciativa”, declarou.

A médica Taciane Campos, mastologista, destacou a importância da ação para prevenção e combate ao câncer de mama. “É uma iniciativa muito importante e nada mais justo do que a prefeitura contemplar os seus próprios servidores, nesse caso, agora, a Secretaria de Educação, no combate e na redução do risco do câncer de mama”, afirmou.

A mastologista ressaltou que todas as servidoras que passarem pelos consultórios também terão acesso a realização dos exames que forem necessários. “Conforme a idade, a queixa, a gente vai definindo se ela tem indicação de fazer mamografia, ultrassom. Tudo isso ela vai ter disponível gratuitamente também”, frisou.

‘Cuidar é Informar e Cooperar’ – A ação foi idealizada pela secretária executiva de Saúde do município, Janine Lucena, juntamente com a secretária de Educação, América Castro, em parceria com o HMSI. As consultas iniciaram no dia 7 de novembro. Inicialmente estão sendo atendidas as mulheres que têm mais de 40 anos. As consultas estão sendo marcadas pelo Hospital Municipal Santa Isabel, que está entrando em contato com cada servidora para agendar o dia e horário.

A ação também vai contemplar as servidoras que têm menos de 40 anos. Nesse caso, para ter acesso às consultas, as servidoras da Secretaria de Educação que são sintomáticas, aquelas que apresentam alguma alteração, algum sintoma na mama, devem procurar o serviço, ligando para a recepção do HMSI pelo número 3218-7604.