Valorização

Hospital Municipal Santa Isabel tem ações permanentes de cuidados com os servidores

28/10/2024 | 08:30 | 381

O Dia do Servidor Público, profissional importante na execução das políticas públicas e na prestação de serviços essenciais à população, é celebrado oficialmente nesta segunda-feira, 28 de outubro. No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), a política de valorização e cuidados com esses profissionais dura o ano todo.

Através do projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, que tem como público-alvo funcionários e colaboradores da unidade hospitalar, administrada pela Prefeitura de João Pessoa, as ações voltadas para a promoção de saúde e bem-estar dos servidores é permanente.

Este ano, inclusive, o Hospital Santa Isabel ampliou o serviço de cuidados com os funcionários, que passaram a contar com atenção integral à saúde do servidor, física e mental.

O projeto, que a princípio cuidava apenas da saúde mental do funcionário, passou a ser integral, garantindo atenção e cuidado integrado à saúde física do servidor.

As ações de promoção à saúde dos servidores, de forma sistematizada, incluem escuta psicológica e oferta de práticas integrativas, a exemplo de auriculoterapia, consulta floral, ventosaterapia e massoterapia.

As ações voltadas a saúde dos servidores são coordenadas pela nutricionista Paloma Egídio Andrade de Assis, coordenadora do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel (Ceapes/HMSI), onde as atividades são realizadas em parceria com profissionais e instituições colaboradoras.

Paloma Egídio ressalta a importância de cuidar e atender a necessidade do servidor, que desempenha e executa o cuidado final e contínuo com o paciente, seja assistencial ou administrativo. “Dessa forma, esse funcionário precisa ter suas necessidades atendidas dentro do seu ambiente de trabalho, tornando o cenário laboral um campo acolhedor”, afirmou.

O coordenador institucional da Gestão de Pessoas do HMSI, Ricardo Dellane, lembra que o trabalho realizado pelos servidores é fundamental para garantir uma assistência de qualidade e o bem-estar da população. E destaca que um ambiente de trabalho colaborativo, onde o diálogo com a equipe diretiva é sempre aberto, é crucial para o sucesso coletivo.

“É essencial que continuemos a nos sentir estimulados e capacitados em nossas funções. Juntos, podemos enfrentar desafios e buscar soluções inovadoras que elevem ainda mais os padrões de atendimento. Como coordenador de gestão de pessoas, meu compromisso é sempre promover uma equipe de profissionais de ponta, que não apenas atenda às necessidades da população, mas também sinta orgulho do seu trabalho. Acreditamos que um time motivado e capacitado é a chave para transformarmos a saúde pública”, garante.

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