Humanização

Hospital Municipal Santa Isabel retoma projeto de musicoterapia no tratamento de pacientes

18/01/2023 | 08:00 | 807

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) retomou, nesta terça-feira (17), o projeto que utiliza a musicoterapia como aliada importante no processo de tratamento dos pacientes. As edições do projeto, após a pausa do recesso de fim de ano, voltam a acontecer todas as terças-feiras na unidade hospitalar administrada pela Prefeitura de João Pessoa.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que torna o processo de tratamento dos pacientes mais humanizado, é desenvolvida por um grupo de profissionais do Santa Isabel, que leva música e orações aos pacientes internados na UTI Cardio São Francisco e em enfermarias.

Segundo os profissionais, a musicoterapia ajuda no tratamento de várias doenças e os seus benefícios são vários. Entre eles estão o controle da dor, do estresse e melhora do humor, consequentemente auxiliando no processo de reabilitação.

No Hospital Santa Isabel, a idealizadora do projeto é a enfermeira Grazi Ferreira, coordenadora da UTI Cardio São Francisco. “Fazemos esse trabalho lindo de louvor e ministração da palavra pois entendemos que a música tem a propriedade de tranquilizar os pacientes e familiares”, disse.

Segundo ela, a musicoterapia acontece na hora da visita, uma vez que a música, o louvor a Deus, fortifica a fé de todos, pacientes e familiares, acalmando e trazendo paz.

O bem-estar provocado pela musicoterapia está refletido nas declarações dos pacientes. “Eu adorei o louvor, me senti muito melhor, graças a Deus. Adorei mesmo. Eu achei de muito valor”, revelou, emocionado, José Bernardo Filho, de 70 anos, que está internado na UTI Cardio São Francisco.

Outra paciente, Irene Barbosa da Silva, 73 anos, também elogiou a iniciativa. “Achei muito bonito, muito bacana, exatamente na hora que a gente precisa. Adorei”, destacou.

Além de Grazi Ferreira, o grupo é composto por Cleber Miguel (almoxarifado); Davi Braz (técnico em radiologia) e Patrícia Moreira (laboratório de análises clínicas).