Segurança do paciente

Hospital Municipal Santa Isabel reduz índice de infecções relacionadas à assistência à saúde

11/03/2019 | 15:32 | 3468

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado atividades e serviços voltados à prevenção e redução de índices de infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por meio do projeto Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil. Desde que começou, em 2017, os casos de infecção hospitalar foram reduzidos em 29%.

A meta do programa é reduzir em 50% até o final do ano de 2020. Por meio do projeto, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, os profissionais do hospital, principalmente os que atuam nas UTI, recebem orientações e treinamentos com intervenções diárias no cumprimento de padronizações dos protocolos que trazem medidas para reduzir as infecções.

“O projeto Segurança do Paciente em Larga Escala traz ao hospital melhoria no processo de trabalho e de cuidado que envolve não apenas a equipe assistencial de médicos, enfermeiros e outros profissionais, mas também integrantes da diretoria e parte administrativa da instituição, e proporciona revisar o passo a passo do atendimento, desde o ato de lavar as mãos, passando pelo colocar da sonda até a substituição de outro dispositivo para uso nos pacientes”, comenta a diretora-geral do HMSI, Dorinha Macedo.

O HMSI é o único hospital da Paraíba selecionado para participar do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e recebe a tutoria do Hospital Albert Einstein com visitas presenciais a cada quatro meses. Além do Hospital Santa Isabel, integram o projeto de Segurança do Paciente em Larga Escola outros 120 hospitais de todo o País. Desses, o HMSI está entre os 20 que tem alcançado mudanças na redução das infecções.

O trabalho do projeto é realizado pela equipe tutora, composta por hospitais como Albert Einstein, (SP); Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Sírio Libanês (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Moinho de Ventos (RS), e tem como objetivo de reduzir três tipos de infecções: corrente sanguínea; infecção do trato Urinário (ITU) e pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Assistência – O Hospital Municipal Santa Isabel realiza em média 3.500 consultas e mais de 260 cirurgias ao mês. Ao todo, são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI cardiológica. A unidade realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades e assistência às doenças cardiológicas, tendo como público-alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas de alta complexidade.

O hospital conta com várias especialidades cirúrgicas, como cirurgia de hérnia e vesículas por vídeo laparoscopia, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia, cirurgia vascular (varizes), cirurgia de cabeça e pescoço, mastologia; cirurgia plástica reparadora e cirurgias de vasectomia.

O Hospital dispõe do programa de residência médica realizado pela PMJP/SMS nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia e Proctologia. Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela rede municipal de saúde através da atenção básica e regulação.