Tratamento da obesidade

Hospital Municipal Santa Isabel recebe grupo com 18 novos pacientes para cirurgia bariátrica

21/05/2024 | 19:00 | 85

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu, nesta segunda-feira (20), um novo grupo de pacientes que vai começar a se preparar para a realização da cirurgia bariátrica, feita na unidade, que é referência no tratamento da obesidade grave.

O grupo, formado por 18 novos pacientes, foi recebido pela equipe multidisciplinar que integra o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel. A equipe é formada por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos e psiquiatras.

Durante o encontro, o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMSI, fez uma apresentação do serviço, falou sobre o procedimento e tirou algumas dúvidas dos pacientes. Outros profissionais que integram o serviço também falaram sobre cada especialidade ofertada durante o processo pré e pós-operatório.

A enfermeira Eva Luna, responsável pela triagem, acolhimento e que acompanha o grupo durante todo o processo de tratamento, disse que, a partir dessa reunião, os pacientes são encaminhados para as consultas individuais. “Eles já saíram da reunião com algumas consultas agendadas, com nutricionistas e endocrinologistas. As demais, com o cirurgião, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, serão agendadas posteriormente. Também serão agendadas consultas com psiquiatras para os pacientes que precisarem”, informou.

Entre os novos pacientes está a auxiliar administrativa Camila Rodrigues da Silva, 27 anos, que considerou a reunião bastante esclarecedora. “Me senti muito segura depois da reunião e tenho certeza que vai dar certo. Os médicos deram muita segurança pra gente. Estou procurando qualidade de vida. Vem os desafios, mas a gente supera para conseguir aquilo que a gente almeja”, declarou.

Preparação do paciente – A cirurgia bariátrica só é feita após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Para saber se a pessoa se encaixa no padrão indicado, o primeiro passo para o procedimento é a triagem dos pacientes, cujo parâmetro principal avaliado é o índice de massa corpórea (IMC), bem como o levantamento do histórico de saúde.

Uma vez que o paciente preencha os critérios, ele será encaminhado para a reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde terá um primeiro contato e assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório.

Nem toda pessoa com quadro de obesidade pode fazer uma bariátrica. Além de preencher os critérios de IMC, o paciente também precisará passar por avaliação com os profissionais da equipe multidisciplinar, que vão avaliar e preparar o paciente para o processo envolvido no antes e depois da cirurgia.

Pacientes que apresentem condições clínicas, psicológicas ou físicas que impeçam a indicação da cirurgia poderão ser orientados e encaminhados a tratamentos para suas condições antes de seguir o preparo para a cirurgia bariátrica.