Saúde Mental

Hospital Municipal Santa Isabel realiza atividades em alusão ao Janeiro Branco

23/01/2019 | 15:29 | 1679

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está promovendo, até o final deste mês, a campanha Janeiro Branco, em combate ao adoecimento emocional. A programação conta com uma série de atividades para alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Nesta quinta-feira (24) e na terça-feira (29) da próxima semana, a partir das 10h, será realizada uma roda de conversa com o tema ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’. A atividade terá como facilitadores psicólogos do HMSI e convidados de outras instituições.

De acordo com o psicólogo do HMSI e coordenador da ação, Thomé Xavier, é fundamental conscientizar e evidenciar os temas da saúde mental e emocional dentro da sociedade. “É importante reconhecer a seriedade dessa campanha no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento, favorecendo a quebra de tabu e preconceito pela busca de profissional psicólogo e psiquiatra”, afirmou.

Além das rodas de conversa, a programação inclui, durante todo o mês, práticas integrativas como yoga, meditação, massoterapia, acupuntura e auriculoterapia; escuta psicológica; exposição de vídeos relacionados ao tema e distribuição de materiais informativos.

Espaço Florescer – O HMSI possui um ambiente idealizado para promover para o bem estar e relaxamento dos seus funcionários. Com o nome de Espaço Florescer, o local é voltado para práticas integrativas e valorização dos cuidados com o corpo, mente e emoção dos funcionários, assim como a assistência psicológica para os pacientes e seus acompanhantes.

“Apesar de ganhar destaque em janeiro, a saúde mental deve estar em evidência durante todo o ano para conscientizar mais pessoas que precisam buscar ajuda especializada na área dos transtornos pertinentes, de sentimentos e emoções”, destacou Maria Dorinha Macedo, diretora geral do HMSI.

Janeiro Branco – Idealizada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, em 2014, a campanha Janeiro Branco convida a população a refletir e debater a respeito da saúde mental, com o objetivo de combater o adoecimento emocional dos indivíduos. A campanha busca fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano.