'Em clima junino'

Hospital Municipal Santa Isabel realiza ação educativa sobre segurança do paciente

19/06/2024 | 09:00 | 96

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) aproveitou o clima junino e promoveu nesta terça-feira (18) o “São João da Segurança”, ação que teve como objetivo reforçar as metas de segurança do paciente preconizadas internacionalmente e adotadas com êxito na unidade, garantindo um melhor atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde.

“O objetivo é trabalhar as seis metas de segurança em clima de São João, a gente poder fazer educação continuada, permanente, valorizando as nossas tradições, nossa cultura, pegando esse tema e trazendo para a segurança do paciente”, explicou a nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, que coordena o NSP.

Durante a ação, que teve como público-alvo profissionais do HMSI, como médicos, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram realizadas dinâmicas, como uma ‘pescaria educativa’. Várias frases foram colocadas em um balaio, onde o participante pescava uma delas. Se fosse uma frase positiva para a segurança do paciente, a pessoa guardava no coração. Se fosse uma frase com algo que fosse impactar negativamente, a pessoa queimava a frase na fogueira.

Cerca de 200 pessoas participaram da dinâmica, reforçando os cuidados com a segurança do paciente, quais indicadores e procedimentos que devem ser seguidos.

O “São João da Segurança” foi organizado pela coordenadora do NSP, Danielly de Moraes Chiappetta, junto com a equipe do Núcleo, formado por Lenice Bernardo, Patrícia Oliveira, Karoline Eugênio, Rosangela Leite e Maja Lima.

Metas – Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).

Arraiá do Santa Isabel- Também nesta terça-feira (18) a Direção-geral do HMSI, juntamente com a Gerência de Enfermagem, promoveram o ‘Arraiá do Santa Isabel, Cuidando de quem cuida’, para os profissionais e colaboradores da unidade. Com comidas típicas da época e música, os funcionários e colaboradores do hospital compartilharam a alegria do período junino em um momento de muita descontração. A comemoração de datas especiais como o São João faz parte do projeto de valorização da unidade, que visa levar mais interação e descontração para os seus profissionais.