Saúde

Hospital Municipal Santa Isabel amplia atendimento e oferece novo serviço de ginecologia

24/03/2022 | 15:30 | 2432

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) passou a oferecer aos usuários da Rede Municipal de Saúde o serviço de ginecologia endoscópica, realizando histeroscopias diagnósticas e cirúrgicas. O procedimento é uma técnica que perfaz pólipos endometriais, biópsias de endométrio e exérese de miomas por videohisteroscopia. A oferta do novo serviço qualifica a assistência ginecológica de alta complexidade da Prefeitura de João Pessoa, ampliando os cuidados com a saúde da mulher.

A histeroscopia cirúrgica é um procedimento cirúrgico que serve para tratamento de algumas patologias intrauterinas. Habitualmente, o procedimento é precedido pela realização de uma histeroscopia diagnóstica, exame que permite visualizar e realizar o diagnóstico de uma patologia da cavidade uterina.

“O serviço vem agregar o setor Saúde da Mulher, sediado no Hospital Municipal Santa Isabel, que funcionava apenas com a parte de mastologia. Esse novo serviço qualifica a assistência ginecológica de alta complexidade do município de João Pessoa”, ressalta a diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão.

A princípio, serão três dias de atendimento cirúrgico e três dias de atendimento ambulatorial, todos regulados pela Central de Internação Hospitalar (CIH) do município.

O novo procedimento que marca mais um importante avanço da Prefeitura de João Pessoa, através do Hospital Santa Isabel, no cuidado com a saúde da mulher, está sendo coordenado pela médica Carolina Bandeira.

O serviço faz parte do campo de estágio da Residência de Ginecologia do município de João Pessoa e da Residência de Endoscopia Ginecológica do Estado em pactuação já efetivada.