Hospitais Municipais Ortotrauma e Santa Isabel celebram Dia da Enfermagem

12/05/2021 | 13:36 | 1329

Neste dia 12 de maio é celebrado o Dia da Enfermagem e no próximo dia 20, o do técnico de enfermagem. Em alusão às datas, os Hospitais Municipais Ortotrauma e Santa Isabel promoveram, na manhã desta quarta-feira (12), atividades em comemoração a esses profissionais que trabalham diariamente para um amplo cuidado com a saúde da população.  A solenidade contou com a participação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e do vice-prefeito, Leo Bezerra.

“É impossível fazer saúde, cuidar das pessoas, prestar assistência sem a enfermagem. O enfermeiro e técnico são profissionais extremamente importantes e necessários para o cuidado da saúde, sobretudo em uma pandemia. A esses profissionais nosso reconhecimento e gratidão pela assistência e cuidado com a população”, disse o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.

No Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) foi ofertada uma manhã de entretenimento com distribuição de brindes, coffee break e celebração de um ato ecumênico. A ocasião também marcou a abertura da Semana de Enfermagem do hospital, que até o dia 20, promoverá diversas capacitações para os profissionais enfermeiros e técnicos dessa área.

Dentro das capacitações, serão abordados temas como segurança do paciente, ética e legislação voltada à atuação profissional, saúde mental do profissional em tempos de pandemia, parada cardíaca no suporte básico e no suporte avançado de vida, atualizações e perspectivas motivacionais no combate à Covid-19 e outros temas.

Atualmente, 516 profissionais de enfermagem atuam no Ortotrauma, entre enfermeiros e técnicos, realizando em média 200 atendimentos por dia, apenas no Pronto Atendimento. No mês de abril, a equipe de enfermagem, que atua recebendo os pacientes que dão entrada no Complexo Hospitalar, realizou 3.983 atendimentos.

“O papel da enfermagem, seja enfermeiro ou técnico, é prestar assistência, cuidar do paciente. É uma profissão complexa, que vai desde a psicologia do paciente até o cuidado propriamente dito. E a função desses profissionais vai muito além de aferir uma pressão, colocar um soro, fazer um curativo, é um profissional que atua diretamente na assistência à saúde e sua função vai variar de acordo com a área de atuação, existe o enfermeiro de clínica médica, urgência e emergência, da UTI e muitas outras. Mas em resumo, o profissional de enfermagem é o profissional que está com o paciente 24h prestando assistência direta”, destaca Fala Karina Carvalho, enfermeira e gerente geral de enfermagem do Ortrotrauma.

Já no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), as atividades em alusão a data se estendem até a próxima sexta-feira (14). Com o tema ‘Heróis invisíveis: mão que acolhe, mão que afaga, mão que abraça’, nesta manhã foi prestada uma homenagem aos profissionais enfermeiros e técnicos que atuam no Hospital e ofertados serviços de cuidado e relaxamento como massagem relaxante, Praticas Integrativas, corte de cabelo e escova.

A programação das atividades inclui também palestras e capacitações sobre a história da enfermagem, efeitos pós pandemia nos profissionais de enfermagem, a importância da humanização no serviço de saúde, comunicação com as famílias, segurança do paciente em tempos de pandemia, entre outros.