Educação

Hábito da leitura é desenvolvido desde primeiros meses de vida nas unidades da rede municipal de ensino

12/10/2020 | 09:00 | 1030

Além de ser o dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia da Criança, também é celebrado nesta segunda-feira (12) o Dia da Leitura. Na rede municipal de ensino de João Pessoa, o processo de leitura começa logo nos primeiros meses de vida, seja por leitura de imagens ou de palavras, contribuindo para melhoria do ensino e aprendizagem das crianças.

Para dar continuidade ao hábito de leitura, que já vem sendo desenvolvido nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou durante esse período de pandemia do coronavírus o projeto Marmita Literária.

“A Marmita Literária traz uma continuidade do trabalho que a gente desenvolve no dia a dia com nossas crianças. A leitura prazerosa, a leitura junto com a família, através dos materiais que nós enviamos, permite que a criança continue se deliciando com esse momento prazeroso da leitura”,  disse a coordenadora da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), Francineide Ribeiro.

Desde março, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) entrega, semanalmente, kits de livros paradidáticos para cerca de 15 mil estudantes da Educação Infantil, além de roteiro e sugestão de atividades para serem desenvolvidas com as crianças. O material é enviado junto com a alimentação diária.

Aline Alves da Silva é mãe de Maria Cecília Alves da Silva, 5 anos, aluna do Crei Bergalice Vasconcelos. Ela falou sobre a importância da leitura e da literatura na formação da filha.

“O que somos nós se não tivermos o entendimento das coisas? A leitura, a literatura, nos ensina a discernir os fatos, a descobrir e buscar coisas novas. Quando a gente incentiva nossos filhos a ler e escrever, eles terão uma literatura, uma escrita e uma linguagem boa. Foi digno por parte da Prefeitura de incentivar as crianças a continuarem a ler e a crescer nesse período que estamos vivendo”, relatou a mãe.

As fotos com as crianças foram feitas antes da pandemia da covid-19.