Participação Popular

Habitação e transporte público são principais demandas das 9ª e 10ª regiões na plenária do ‘Você Prefeito’

05/06/2024 | 09:00 | 211

Habitação e transporte público. Entre as demandas apresentadas pelos moradores das 9ª e 10ª regiões na plenária do ‘Você Prefeito’, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, essas foram as eleitas como prioridades. A reunião contou com a participação de quase 300 pessoas nessa terça-feira (4), na Escola Municipal Frei Afonso, localizada no bairro do Roger. A próxima plenária abre espaço para os moradores das 13ª e 14ª regiões, programada para próxima quinta-feira (6), no bairro de Tambauzinho.

O vice-prefeito Leo Bezerra participou da plenária no Roger e ressaltou que os encontros com os moradores dos bairros são momentos em que a voz é das pessoas e que os gestores ali estão para ouvir as demandas e atender as solicitações da população em um espaço totalmente democrático e de inteira participação popular.

“Hoje não é dia da gestão falar, não é dia de fazer uma prestação de contas aqui de tudo que foi feito na cidade, e eu passaria praticamente o dia inteiro mencionando só o que nós fizemos nas 9ª e na 10ª região, mas hoje é o dia de ouvir as pessoas, para as pessoas falarem o que quiserem de bom, de ruim, de elogios, de críticas à gestão, porque é dessa forma que o prefeito Cícero Lucena trata as pessoas”, enfatizou.

O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, afirmou que o ‘Você Prefeito’ é uma oportunidade para a gestão fazer um raio-x da cidade e conhecer os problemas para levar as soluções. “A partir da escuta popular podemos ter a certeza de onde estão os problemas e, ao mesmo tempo, construir essas soluções, conjuntamente com os moradores. Essa é uma forma muito clara da Prefeitura estar dizendo às pessoas para que elas possam participar, exercer a sua cidadania. A cidade que o prefeito idealiza para João Pessoa é exatamente uma cidade em que a gente possa ter inclusão e, ao mesmo tempo, democracia e participação popular”, destacou.

Comunidades representadas – A 9ª região compreende os bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Centro Histórico, Varadouro, além das comunidades Distrito Mecânico, Beira da Linha, Com. 5 de junho, Juracy Palhano, São Judas Tadeu, Miramangue, Jardim Mônica, Aratu, Rua da Lama, Tanque, Av. Nova Liberdade, José Félix, Coronel Bento, Cícero Moura, Bola na Rede, Ninho da Perua, Campo da Alvorada, Porto do Capim, Praça 15 de Novembro, Vila Nassau, Trapixe, Renascer I, Santa Emília de Rodat e Saturnino de Brito, Cabral Batista. Também compõem essa região o Conjunto do IPEP, Conjunto Tiradentes, Conjunto dos Motoristas, I, II e III, Condomínio Índio Piragibe, Conjunto Frei Marcelino e Conjunto Dom José Maria Pires.

E uma das pessoas que esteve na plenária do ‘Você Prefeito’ representando todas essas localidades foi a conselheira do programa, Maria Betânia Fernando, que citou a importância de poder ser ouvida. “Essas plenárias que vêm acontecendo pela Participação Popular é uma coisa muito importante, porque as pessoas chegam até o problema e aí a gente vai atrás da solução. Através dessas plenárias foi resolvido muita coisa e, graças a Deus, hoje a gente está vendo que realmente é verdade”, colocou.

Já a 10ª região abrange os bairros do Roger, Tambiá e Treze de Maio. As comunidades que integram essa região são Asa Branca, do S, Felipéia, Vila Japonesa, Riachinho, Terra do Nunca, Buraco da Gia e Cabeça de Burro.

Ângela Maria Alves da Silva foi uma das conselheiras a representar essa região na assembleia. “É importante porque a gente tem direito de reivindicar os direitos da gente e eles também dão a resposta a nós. Eu acho de extrema importância a gente vir para esse evento participar. E o que a gente quer mais é que eles construam esses apartamentos da Comunidade do S, que é para a gente ter mais moradia, para a gente ficar melhor, é essa conquista que a gente está lutando muito para conseguir. Hoje, especificamente, uma das prioridades é a construção desse residencial da Comunidade do S”, informou.

E a demanda habitação não ficou sem resposta. A secretária da pasta, Socorro Gadelha, que estava na plenária, deu boas notícias para a comunidade.  “Esse ‘Você Prefeito’ é um programa maravilhoso. A gente está aqui podendo conversar com vocês e até justificar e trazer boas novas para todo mundo. A construção das 192 unidades habitacionais que a gente deve estar começando daqui a 20 dias, e o ‘Compra Assistida’ daquelas pessoas que não iriam para essas 192 unidades. A ‘Compra Assistida’ você recebe recurso, cartório e isenção de TBI, então quando você recebe a chave da sua casa que você escolheu, ela é sua para sempre”, anunciou.

Nova plenária – A próxima plenária contempla os moradores das regiões 13ª e 14ª e será realizada na Escola Municipal Leonel Brizola, a partir das 18h30. A unidade escolar é localizada na Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, número 488 – no bairro Tambauzinho.

A população também pode participar através do site até o dia 14 de junho, data da última plenária do ciclo 2024. Basta clicar no link https://intranet.joaopessoa.pb.gov.br/voceprefeito/#/ e eleger as três políticas públicas prioritárias que você quer para a sua região.

Para saber mais sobre os bairros e comunidades que compõem as Regiões da Participação Popular, clique no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/maparegioes.

‘Você Prefeito’ – Calendário de Plenárias 2024:

13ª e 14ª regiões

Local: Escola Municipal Leonel Brizola – 18h30