Evento online

Gustavo de Paco é o convidado especial da Série ‘Amigos & Histórias’ desta quinta

19/08/2021 | 13:00 | 776

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, nesta quinta-feira (19), mais um bate papo ao vivo. Esta semana, o convidado especial para a série ‘Amigos & Histórias’ é o maestro e flautista argentino Gustavo de Paco de Gea, que mora no Brasil desde 1978. Também haverá as participações da flautista Mirna Hipólito e da inspetora Daniela de Paco, ambas da OSMJP. A transmissão começa às 19h, através das redes sociais da Orquestra – @orquestra.smjp, no Instagram, e Facebook – facebook.com/osmjp.

“O Gustavo de Paco é um dos melhores e mais importantes flautistas do Brasil. Ele é uma personalidade na música erudita no Nordeste. Foi da Orquestra Paraíba, também nosso maestro assistente da Sinfônica e o criador da Orquestra de Câmara de João Pessoa, na época do prefeito Cícero Lucena. Também foi professor de flauta da Universidade Federal da Paraíba e fez muitos alunos talentosos”, comentou o maestro Laércio Diniz, mediador da conversa ao vivo.

Natural de Buenos Aires, Gustavo de Paco de Gea é detentor de prêmios nacionais e internacionais. Escolheu a Paraíba para morar após receber um convite para ministrar aula na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Se tornou um dos nomes mais influentes na música erudita no Estado e consolidou uma profunda relação com a OSMJP. Em 2001, criou a Orquestra de Câmara Municipal que, em 2013, se tornaria a atual Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

Durante o encontro virtual, Gustavo de Paco vai falar sobre a carreira, música e sua participação na OSMJP. “Tudo que diz a respeito à Orquestra Municipal me traz muita satisfação, porque eu criei a Orquestra de Câmara 20 anos atrás, e em 2013 virou a atual Orquestra Sinfônica Municipal. Eu plantei a semente que foi crescendo e hoje temos uma grande árvore”, concluiu.