Intercâmbio de informação

Grupo de estudo de doenças inflamatórias do intestino se reúne no Hospital Santa Isabel

12/11/2021 | 19:00 | 1544

Com o objetivo de fomentar a formação de um centro de infusão para o tratamento de pacientes portadores de doenças crônicas inflamatórias do intestino dentro do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), foi realizada esta semana a primeira reunião do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), seccional Paraíba.

O grupo é formado por especialistas de diversas áreas da medicina, além de assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, buscando aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII).

De acordo com a médica Shirlane Frutuoso Malheiros, que coordena o Programa de Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel, a ideia para a formação do centro de tratamento da doença é utilizar a equipe de gastroenterologia e coloproctologia do próprio hospital para beneficiar o paciente, como ocorre no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

“Enquanto isso não é feito, foi composto esse grupo de estudo, que vai beneficiar a população com esse intercâmbio de informação científica e que, posteriormente, vai culminar na abertura de mais um serviço para tratar a doença inflamatória intestinal, que é muito frequente”, ressaltou Shirlane Frutuoso.

Parceria – O GEDIIB na Paraíba é presidido pelo gastroenterologista Marcelo Vicente Toledo de Araújo, do Hospital Universitário Lauro Wanderlei. Ele destacou a importância desse trabalho para os pacientes, que serão assistidos agora também no Hospital Santa Isabel.

“Esperamos contribuir com o Hospital Santa Isabel, além de outros locais da capital e do interior, a criar o seu serviço, otimizando a assistência que já existe a estes pacientes. Identificamos condições ideais para um serviço de excelência, como recursos humanos capacitados, estrutura e bloco cirúrgico funcionante e uma gestão receptiva a estes projetos”, disse Marcelo Vicente.

Reunião – O primeiro encontro do GEDIIB secional Paraíba ocorreu no Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (Ceapes), na quarta-feira (10). Além de Marcelo Vicente Toledo de Araújo e Shirlane Frutuoso Malheiros, participaram do encontro o diretor executivo do GEDIIB-PB, o médico Thiago Henrique Fernandes Carvalho (gastroenterologista do HMSI); o diretor científico do grupo, o médico Fernando Jorge Firmino (gastroenterologista do HULW-UFPB), que ministrou a aula inaugural para os médicos residentes e demais convidados; e o médico Alberto Luiz Marinho (coloproctologista do HMSI).

Pular para o conteúdo