Movimentando o corpo
Ginástica gerontológica é uma das atividades mais procuradas no Centro da Pessoa Idosa
24/08/2024 | 20:00 | 18
Promover o bem-estar espiritual, mental e emocional. Estes são os três pilares principais do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), localizado no Altiplano Cabo Branco, espaço gerido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), que atende, atualmente, 700 idosos, entre homens e mulheres a partir dos 60 anos, de diversas comunidades de João Pessoa.
O CRMPI disponibiliza ao público, gratuitamente, alongamento funcional, aeróbica dançante, oficina da memória, câmbio (jogo de vôlei adaptado), ginástica gerontológica e hidroginástica, dança, dinâmica em grupo, artesanato, Reike (Terapia Alternativa). Desse total, conforme explicou padre Jaelson Alves, vice-coordenador do espaço, cada idoso pode escolher até três atividades para praticar durante a semana. E a ginástica gerontológica é uma das atividades mais procuradas no momento.
“O local é muito bem frequentado por idosos de toda parte de João Pessoa e tem se tornado um endereço certo para a prática de terapia e atividades físicas e intelectuais. Aqui, eles encontram atividades que podem garantir o equilíbrio, a ocupação do tempo ocioso e o fim do sedentarismo para uma maior longevidade, além de ser um ponto de encontro para novas amizades”, destacou.
De acordo com padre Jaelson Alves, a ginástica gerontológica é uma forma de exercício físico que pode ajudar os idosos a melhorar a qualidade de vida e evitar doenças que causam o envelhecimento prematuro. As aulas, que acontecem nas terças e quartas-feiras, das 7h às 8h, incluem alongamento, aquecimento com música, dança e treinamento de força.
A aposentada Eliete Costa, de 67 anos, moradora do Altiplano Cabo Branco, é uma das alunas que cumpre esse calendário toda semana e diz que se sente muito bem desde que optou pela atividade. “É maravilhoso estar aqui e usufruir desse espaço, contar com a ajuda de uma equipe comprometida. A ginástica gerontológica é um santo remédio para a depressão, pois mexe com o corpo e a mente”, afirmou.
O professor aposentado Djaci Almeida, de 72 anos, morador da Penha, é outro que há três anos participa das aulas e garante que percebeu uma melhora na capacidade mental e motora. “A ginástica gerontológica me deixou mais ativo, melhorou o meu raciocínio, o movimento do corpo e me possibilitou novas amizades”, acrescentou.
As aulas são ministradas pela professora Rosilene Maria Lucena Guedes, simplesmente Rose para os alunos. Segundo ela, que é doutora em Ciências da Saúde, essa atividade é recomendada para esse público pelo bem que proporciona, uma vez que mira na funcionabilidade. “Com o envelhecimento, há um declínio fisiológico e a ginástica trabalha justamente as falências físicas, proporcionando equilíbrio, flexibilidade e condicionamento físico, contribuindo para que o idoso possa desenvolver as atividades diárias, como subir numa cadeira, no ônibus, entre outras”, explicou.
No aspecto psicológico, a professora explica que a atividade também traz ganhos porque, a partir do momento em que essas falências melhoram, pois, consequentemente, há um aumento da autoestima. “Na verdade, há um aumento da teia social, visto que promove a integração entre eles, o que eu chamo de uma poupança para a saúde mental”, finalizou.
Serviço – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI) está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro do Altiplano Cabo Branco. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Kleide Teixeira -
Secretarias
cidadania-e-direitos-humanos -
Tags
a partir dos 60 anos atividades bem-estar beneficíos Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa físico ginástica gerontológica homens e mulheres idosos mais procurada Mental SEDHUC terceira idade