Gestores e alunos da Rede Municipal participam de Mostra Pedagógica

07/12/2018 | 15:39 | 1504

Escolas da Rede Municipal de João Pessoa participaram na manhã desta sexta-feira (7) da ‘I Mostra Pedagógica: compartilhando saberes’. A realização da Mostra teve origem a partir das análises dos relatórios referente ao Plano de Trabalho Escolar, que é desenvolvido nas unidades de ensino com o propósito de atender às necessidades apontadas pela comunidade escolar, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem.

A atividade, que aconteceu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC). Teve exposição de banners com os projetos que foram desenvolvidos, além de orais sobre atividades exitosas nas escolas, de projetos. A base da gestão foi focada trazendo a parte da Base Curricular que teve início esse ano para o próximo ano.

Na parte de ensino aprendizado, desempenho dos alunos, foram apresentados projetos exitosos que trabalharam atividades que mostram o Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) feito na comunidade e dentro do ambiente escolar. A Escola Municipal Frutuoso Barbosa expôs todos os objetos e os resultados alcançados no campo das artes.

Já a Escola Leônidas Santiago expôs as parceiras e atividades realizadas com professores e gestores para levarem um melhor desenvolvimento da inteligência emocional para o alunado.

Dentro do projeto interdisciplinar, a Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira apresentou uma atividade que faz parte do projeto ‘Escola Nota 10’ que este ano trabalhou artes visuais. “Um encontro como esse é importante porque além de podermos expor nossos trabalhos estamos vendo trabalhos de outras escolas e que isso pode nos estimular e motivar a replicar essas mesmas atividades que deram certo”, explicou o diretor adjunto da Escola Arnaldo de Barros, Humberto da Nóbrega Alves.

Quem também parabenizou a iniciativa da Mostra foi o professor da Escola Luiz Vaz de Camões, Luiz Júnior. Os alunos dele apresentaram, a partir da literatura de cordel, uma peça de teatro que fala sobre o Dia da Consciência Negra. “Principalmente para os alunos, isto aqui está sendo um momento de protagonismo muito forte. Além de terem contato com o texto de literatura de cordel, também têm contato com a história e a autoestima deles, porque percebem que são capazes e que podem fazer uma linda apresentação”, disse o professor.