Agosto Dourado

Gestantes do Instituto Cândida Vargas participam de rodas de conversas sobre o aleitamento materno

04/08/2021 | 18:32 | 1372

Compartilhando conhecimentos para quem tem a missão de ser mãe. Durante todo o dia desta quarta-feira (4), gestantes do Instituto Cândida Vargas (ICV) participaram de rodas de conversas sobre o leite materno. As atividades fazem parte da campanha ‘Agosto Dourado’ e visa incentivar o aleitamento humano, tão importante para a saúde do bebê e o fortalecimento de vínculo entre mãe e filho. As atividades seguem nesta quinta-feira (5), com roda de conversa com diversas mães.

Sentada na roda de conversa realizada no anexo da Cândida Vargas, na Casa Mãe Bebê, Mercia Maely interagiu com a equipe que conduziu o momento. “A gente tirou muitas dúvidas que ainda existiam. Não tinha noção do trabalho que esses profissionais têm para garantir o leite de nossas crianças. Eu estou aqui há algum tempo e saber toda a importância desse leite e da doação é fundamental, pois tenho visto que ajudou muito as mães que estão aqui. Além disso, a gente se divertiu, sorriu e brincou. Eu amei e só tenho a agradecer a toda a equipe da maternidade”, disse.

As mães que participaram dessa roda de conversa estão com seus filhos internados na UTI do Instituto. O momento trouxe a importância da manutenção das ordenhas rotineiramente, para estímulo e manutenção da produção de leite e oferta do próprio leite para seus bebês. Com a mesma temática, outra roda de conversa foi feita, dessa vez, para as mães internadas na maternidade.

Foi também realizada uma oficina para os profissionais da unidade sobre o controle de qualidade e segurança nutricional no manuseio do leite humano e ordenhado em postos de coleta de leite humano, mediado pelo Banco de Leite. “O objetivo é garantir a qualidade, segurança e rigor do controle de qualidade na manipulação do leite humano através da atualização dos nossos profissionais”, disse coordenadora do Banco de Leite Municipal, Malu Tavares Fonseca.

Programação – As atividades da campanha continuam nesta quinta-feira (5). Às 10h, acontece uma roda de conversa com as mães do método ‘Canguru’, cujos bebês estão internados em UTI.

O objetivo da Semana do Aleitamento Materno é promover ações educativas para os colaboradores do ICV, além das pacientes e familiares. Os eventos diários aconteceram de 1° ao dia 7 de agosto. Contudo, ao longo do mês serão realizadas atividades seguindo a temática do aleitamento.

Doação – O Banco de Leite Zilda Arns realiza suas atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.  

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar no 3214-1390 ou enviar mensagem para o WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara e utilizar um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite.

Pular para o conteúdo