Funjope realiza seminário para discutir setor audiovisual em João Pessoa

08/03/2023 | 07:00 | 659

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, nesta quarta-feira (8), o seminário ‘Implementação e Governança da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa (ACAP) e da João Pessoa Film Commission (JPFC)’, ambas criadas em 2022. A programação tem início às 10h e pode ser acompanhada no canal oficial da Funjope no YouTube – @funjopeoficial.

“Esse seminário faz parte de uma estratégia da Funjope de ampliação do nosso debate sobre a nossa política de audiovisual. Começamos esse processo em 2021, por meio de uma parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, que fomentou um planejamento para nossa política de cultura e, desde então, estamos desenvolvendo”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Essa política, segundo ele, passa pela criação de mecanismos como a João Pessoa Film Comission, a Agência de Audiovisual e Cinema de João Pessoa e o seu Fundo Municipal para o Audiovisual. Ano passado, foi realizado o I Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, que foi um sucesso, com todos os players importantes do cinema brasileiro e internacional presentes em João Pessoa e mais de 250 rodadas de conversa com os produtores locais.

“É um amplo processo que estamos desenvolvendo para fomentar e dar sustentabilidade a nossa linha de política de audiovisual de João Pessoa. Esse seminário vai ser o momento culminante de tudo isso”, afirmou.

Marcus Alves lembrou que agora, inclusive, começa uma conversa mais ampla com o governo federal, a partir da recriação do Ministério da Cultura, do fortalecimento das agências nacionais, de todos os mecanismos federais que estimulam a política de audiovisual, além da própria Lei Paulo Gustavo sobre a qual ocorre um debate intenso nesse momento.

Programação – Serão realizadas duas mesas. A primeira aborda o tema ‘Audiovisual de João Pessoa: Desafios da Institucionalidade e da Governança’, acontece das 10h às 12h, e terá como moderador Alfredo Manevy, consultor para implantação da Agência e da Film Comission. Nela será apresentada a ação de instalação da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a João Pessoa Film Commission e haverá um debate sobre suas governanças com os convidados que compõem a mesa.

‘Descentralização do Audiovisual: Lei Paulo Gustavo’ é o assunto que será debatido na segunda mesa, entre as 14h e as 17h. O moderador será Paulo Roberto, chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope. A mesa propõe debate sobre o momento atual das políticas públicas para o audiovisual, tendo o atual governo federal como principal motivador para descentralização e repasse dos recursos destinados ao setor.

ConvidadosEntre os participantes confirmados são o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves; Paulo Roberto, chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope; Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAV/MinC; o cineasta Jayme Monjardim; Fabrício Noronha, líder do Fórum das Secretarias Estaduais de Cultura; Ana Dinniz, representante do Fórum de Audiovisual da Paraíba e representante do audiovisual no Conselho de Cultura de João Pessoa.

Ferramentas – O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, explica que o propósito de criação dessas ferramentas pela atual gestão é o de estruturar estrategicamente o audiovisual no município, tendo uma administração dedicada à criação, fomento e gestão de suas políticas públicas. Desta forma, a intenção é suprir a demanda do setor, que vem comemorando crescimento constante nos últimos 10 anos.

“O processo de construção foi coletivo, realizado em diálogo com o setor, a sociedade civil organizada e com as instituições da Prefeitura, com encontros para a apresentação dos projetos, as intenções da gestão, deliberações coletivas e escutas”, disse.

Parte desse processo foi feita por um grupo de trabalho composto pelos segmentos representativos da cadeia produtiva e criativa do audiovisual local, destinado a elaborar o Plano de Diretrizes destas organizações públicas.