Neste domingo

Funjope realiza projeto ‘Somos Capazes’ no Centro Cultural Mangabeira

25/02/2022 | 20:00 | 1262

Neste domingo (27), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), retoma o projeto ‘Somos Capazes – Inclusão pela Arte’, com a ‘Tardezinha Inclusiva’. Voltada para crianças com alguma deficiência física ou cognitiva, a ideia é promover a inclusão em parceria com a Associação Paraibana de Pais Autistas (APA), ONG Incluir e Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). As atividades acontecem no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, das 16h às 18h, e serão realizadas no último domingo de cada mês.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a Fundação está trabalhando para dar força a esse projeto de inclusão por meio da arte. Ele afirmou que a iniciativa atua em várias frentes com crianças e adultos, seja com deficiência cognitiva ou física. “Vamos ter feirinha de artesanato, que as próprias mães fazem, exposição das crianças que pintam, entre outras coisas. Nós não podemos virar as costas para as crianças que têm algum tipo de deficiência e muito menos às famílias. Precisamos integrar todos eles”, afirmou.

O evento vai oferecer uma série de atividades gratuitas para os pequenos. A jornalista Nik Fernandes, que contribuiu na elaboração do projeto e é mãe de autista, trabalha pela causa há 28 anos, e afirma que o projeto veio para agregar e acolher um público que, para muitos, é invisível. “Muitas vezes, a sociedade usa a capa para não enxergar a necessidade das crianças que têm deficiência. O meu filho é autista, ama sair, gosta de curtir a vida, mas não existe acessibilidade”, constatou.

Ela observou que o projeto faz uma ponte entre a criança com deficiência e a oportunidade de usufruir da cultura. “Somos gratos ao projeto, que teve a sensibilidade do diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, uma pessoa visionária no sentido humanizado. Somos eternamente gratos à gestão de Cícero Lucena por ter esse olhar diferente de todos que já passaram pela pasta da cultura”, comentou.

Programação – A garotada vai contar com momentos de recreação e brincadeiras, sob os cuidados da Palhaça Kika. O Palhaço Baba Baby vai ensinar a fazer esculturas de balões, e os participantes vão poder se divertir também na cama elástica.

A Turma Tá Blz vai levar quatro personagens para divertir as crianças – Sonic, Ursinho Poof, Pocoyo e Gato Ben. O grupo também será responsável por animar o espaço com músicas infantis e marchinhas de Carnaval, junto com Nik Fernandes e Jhony Fernandes.

Saúde – Todas as atividades oferecidas são gratuitas, mas para ter acesso é necessário usar máscara de proteção, álcool em gel, manter o distanciamento e apresentar o cartão de vacinação.

Pular para o conteúdo