Parceria

Funjope planeja ações culturais em feiras e mercados a partir de modelo na Cecaf

20/05/2021 | 16:49 | 923

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou nesta quinta-feira (20) uma visita a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que fica no bairro José Américo. A ideia foi iniciar um diálogo e planejar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), para evidenciar o trabalho desenvolvido pela Cecaf. A ideia é construir um modelo de intervenção cultural nas feiras e mercados a partir da experiência na Cecaf.

“Fizemos uma visita à feira da Cecaf para identificar o potencial do ambiente e começar a planejar com os diretores e a equipe da Sedurb uma forma da Funjope colaborar. Pensamos em iniciar um conjunto de ações culturais que possam valorizar o trabalho da Cecaf”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que a Cecaf pode ser uma experiência muito boa, gerando um modelo para ser multiplicado em outras feiras e mercados. A intenção é realizar atividades que permitam integrar a economia produtiva, do comércio de produtos de Agricultura Familiar, com elementos do artesanato, das diversas culturas como música, culturas populares, fazendo uma integração entre cultura e sistema produtivo, comercial, de hortifruti e seus derivados.

“Diante do momento de pandemia que estamos passando, é de extrema importância a Cecaf receber atrações culturais da nossa cidade. É uma grande oportunidade de incentivarmos o artista local, da população fazer suas compras diretamente do agricultor e, ao mesmo tempo, junto a comerciantes e servidores, aproveitar um momento de alegria e descontração”, disse a coordenadora da Cecaf, Thayara Ferreira.

Ela afirmou que foi iniciado o planejamento para a 5ª edição do Festival do Milho, que deve acontecer de 22 a 24 de junho, com pavilhões de gastronomia, artesanato, música, venda de milho e todos os produtos da agricultura familiar.

Cecaf – ACentral de Comercialização da Agricultura Familiar funciona nas quintas e sábados, das 5h às 12h, e conta com 120 agricultores cadastrados. Atualmente, por conta da pandemia, cerca de 80, de 28 municípios, estão atuando na parte de gastronomia, artesanato, cozinha.

Pular para o conteúdo