Lei Aldir Blanc II

Funjope inicia processo de inscrições para edital Prêmio João Balula

23/08/2024 | 19:00 | 74

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abriu o período de inscrições para o edital de chamamento público Prêmio João Balula, voltado para agentes culturais com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento à cultura. O valor total deste edital é de R$ 240.000,00 e serão premiados 30 agentes culturais. As inscrições estão abertas e seguem até 23 de setembro.

“Neste edital, nós estamos dando prosseguimento ao desenvolvimento da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em João Pessoa. O edital João Balula é fruto de muito diálogo que nós tivemos com as diversas representações do movimento da negritude em João Pessoa, do próprio Fórum de Artistas Pretas e Pretos, do Fórum Municipal de Cultura, de maneira que agora, abrindo essas inscrições, vamos conseguir potencializar os projetos dos artistas da periferia, dos artistas pretos e pretas que, na sua maioria são sempre excluídos”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembra que a Fundação tem um trabalho de abraçar e acolher os projetos dessa comunidade de artistas, ressaltando que há quase três anos esse processo está sendo feito. “Com a Lei Aldir Blanc, não poderia ser diferente”, destaca.

Conforme o edital publicado nesta quinta-feira (22), a premiação visa agentes culturais autodeclarados negros (pretos e pardos) que residem ou atuam em áreas periféricas ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município de João Pessoa. É uma forma de reconhecimento pela contribuição já realizada pelo agente cultural à cidade.

Pode se inscrever no edital qualquer agente cultural com contribuição artística ou cultural no Município há pelo menos um ano contado da data de publicação do edital.

Inscrição – Para fazer a inscrição, o agente cultural deve preencher o formulário online que constitui o Plano de Trabalho (projeto) na plataforma JPCultura, no endereço eletrônico http://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/.

O edital tem cotas também para pessoas indígenas, com deficiência, LGBTQIAPN+, pessoas de comunidades tradicionais e povos de terreiro.

Pular para o conteúdo