Arte e Cultura

Funjope finaliza preparativos para o XVI Salão Municipal de Artes Plásticas em sua primeira edição regional

13/01/2019 | 16:04 | 1829

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está finalizando os preparativos para o XVI Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), que será realizado de 18 de janeiro a 15 de março na Galeria Casarão 34, no Centro da Capital. Esta será a primeira edição regional valorizando, assim, não apenas a arte local, mas também de todo o Estado.

Segundo a chefe da Divisão de Artes Plásticas da Funjope, Michele Almeida, a organização está cuidando dos últimos ajustes para receber o evento, onde diversos profissionais estão envolvidos para oferecer ao público toda estrutura adequada para a exposição. “A Galeria Casarão 34, casa oficial do Samap, está recebendo um cuidado todo especial em sua manutenção. Lá, acontece também a recepção das obras selecionadas para a montagem do Salão”, explicou.

Michelle ainda afirmou que a exposição serve de vitrine para as mais diversas linguagens plásticas na Paraíba. “Nossa expectativa é que o Salão chegue até o público como uma bela amostragem do que está sendo produzido pelos artistas visuais em todo o Estado, mas com foco em João Pessoa, apresentando as mais diversas linguagens plásticas e cumprindo o importante papel de revelar novos talentos junto aos curadores e à crítica especializada, servindo ainda de vitrine para o mercado da arte”, arrematou.

Seleção – Ao todo foram recebidas 38 propostas que foram analisadas por uma Comissão de Análise de Mérito, por meio do Edital 08/2018 da Funjope. Destas, 26 foram habilitadas onde finalmente, 12 propostas de artes visuais, individuais ou coletivas foram selecionadas para a exposição por uma análise de mérito estética. Todo o processo e resultados foram divulgados no endereço eletrônico: joaopessoa.pb.gov.br e no Semanário Oficial do Município.