Literatura

Funjope estimula gosto pela leitura em alunos de escolas públicas no projeto Rota das Letras

16/09/2022 | 09:30 | 850

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) comemora o sucesso do primeiro dia da edição especial do projeto Rotas das Letras, que aconteceu nesta quinta-feira (15), na sede da Associação Paraibana de Letras (APL). A entidade está completando 80 anos e é a homenageada. Nesta sexta (16), a programação começa às 14h e envolve debate, sarau poético, lançamento de livro, entre outras atividades, entre elas, a posse da nova diretoria da APL.

A Funjope criou o Rota das Letras no ano passado com o objetivo de promover e valorizar a literatura, o lançamento de livros, o encontro com autores, debates literários e, sobretudo, com a intenção de atrair as crianças das redes pública e privada para os eventos literários e, a partir daí, iniciar um processo de formação do leitor.

“É isso que estamos objetivando. A cada momento em que fazemos o Rota das Letras, percebemos o valor desse trabalho. As crianças se aproximam da leitura, da história a partir desse encontro com escritores, escritoras, para descobrir como eles constroem suas narrativas, seus textos, mas também tem esse aspecto lúdico que a literatura tem que chegar à criança por meio da contação de histórias”, observou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Na tarde desta quinta-feira, aconteceram duas oficinas com alunos de escolas da Rede Municipal e Estadual. À tarde, houve contação de histórias, uma peça de teatro que aborda a história de Zé Lins do Rêgo. “Tivemos também um bate-papo bem proveitoso com dois escritores, Larissa Rodrigues e Tiago Germano”, destacou o chefe da Divisão de Literatura da Funjope, Iam Pontes.

Ele observou que a 11ª edição do Rota das Letras é um momento especial por celebrar os 80 anos da APL, e lembrou que a manhã desta quinta-feira foi de muito aprendizado para alunos da escola estadual IEP, que participaram da oficina literária ‘Poesia: acordando a palavra’, com a poeta Bianca Rufino.

À tarde, alunos das escolas municipais João Santa Cruz e João Medeiros participaram de uma série de atividades, entre elas, oficina de encadernação manual e contação de histórias. Elas assistiram também à peça teatral ‘Zé Lins: o Pássaro Poeta’ e participaram de um bate-papo com os escritores Tiago Germano e Larissa Rodrigues.

“Além do momento especial de estarmos celebrando os 80 anos da APL, é muito importante ressaltar a inclusão das crianças no espaço que representa tão bem a literatura paraibana. Elas são o nosso futuro. Na programação de amanhã vale o destaque para a homenagem ao poeta Sérgio de Castro Pinto, que é referência para a cultura da nossa cidade.

Programação – Para esta sexta-feira (16), está previsto um debate, às 14h, que vai abordar o tema Independência do Brasil, com Jean Patrício como mediador, e tendo como palestrantes Ângelo Pessoa e Josemir de Melo. Às 15h, tem Sarau Poético e, às 16h, uma homenagem ao poeta Sérgio de Castro Pinto.

Haverá também o lançamento do livro ‘Além do Ipiranga: A Extraordinária vida de Pedro Américo’, de Thélio Farias, às 17h. Logo depois, um bate-papo com a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, sobre a parceria da editora A União e a editora CEPE na publicação da obra ‘Além do Ipiranga’, com a participação de Alexandre Macedo.

A partir das 18h, acontece a sessão de posse da nova diretoria da APL e, em seguida, às 19h, a entrega de diplomas aos sócios beneméritos e honorários, com aposição de foto da acadêmica Ângela Bezerra de Castro na galeria dos ex-presidentes. O encerramento será a partir das 20h, com um duo instrumental e coquetel. A sede da APL fica na Avenida Duque de Caxias, 37, no Centro.

Pular para o conteúdo