Reunião virtual

Funjope e segmentos do livro, leitura, literatura e bibliotecas discutem uso de recurso da Lei Aldir Blanc

08/07/2021 | 10:30 | 873

Livro, leitura, literatura e bibliotecas são os segmentos que a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) vai reunir em um encontro virtual nesta quinta-feira (8). A live faz parte de uma série de reuniões que a Fundação está realizando com os diversos grupos de cultura e artes da cidade com o objetivo de discutir como serão utilizados os recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

“Nós temos observado, desde que começamos essa rodada de diálogos, que a comunidade artística de João Pessoa, associações, fóruns, artistas individualizados, coletivos, têm dado uma resposta muito boa à ideia. Isso ocorre tanto do ponto de vista da colaboração, no sentido de que estão começando a aparecer propostas, sugestões para os novos editais da Lei Aldir Blanc, como também no nível de adesão”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Em média, 250 pessoas têm acompanhado as reuniões por meio do YouTube da Prefeitura de João Pessoa, e também as reuniões específicas de cada segmento, com média de 50 representantes das comunidades, associações e grupos de cultura. “Isso, para nós, é muito bom porque observamos que a Funjope está no caminho certo quando opta por uma grande conversa pública com a sociedade e com a comunidade dos artistas”, acrescentou.

A transmissão será a partir das 19h, através da plataforma Zoom. Para participar, basta solicitar o link de acesso pelo e-mail da Divisão de Literatura da Funjope–div.lit.funjope@gmail.com. É possível também acompanhar ao vivo pelo canal da Prefeitura de João Pessoado YouTube. O link é https://youtu.be/b_sBcnkwIvc.

As duas primeiras reuniões envolveram, na terça-feira (6), os representantes da música, e na quarta (7), do audiovisual. Além do diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves e dos representantes de cada segmento, participam o diretor de Culturas Populares da Funjope, Mô Lima; Antônio Alcântara, diretor de Ação Cultural da Funjope, o chefe da Divisão de Literatura, Iam Pontes, além de representantes dos músicos.

Calendário – A próxima reunião será dia 13, com o segmento das culturas populares e artesanato; eventos de calendário permanente, como Carnaval e São João (14); teatro e circo (15); dança (20); artes visuais/fotografia (21); comunidades tradicionais e patrimônio histórico e cultural (22); movimentos LGBTQIA+, negros e negras, pessoas com deficiência, dia 27.