Análise documental

Funjope divulga resultado de edital para Paixão de Cristo nos bairros

20/03/2023 | 21:00 | 515

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), divulgou, nesta segunda-feira (20), o resultado do edital de chamamento público para concessão de incentivo à montagem de espetáculos da Paixão de Cristo em polos nos bairros. Foram selecionadas seis propostas que serão apresentadas durante a Semana Santa. Outras seis foram inabilitadas e têm até a quarta-feira (22) para entrar com recurso. O resultado pode ser acessado no Portal da Transparência. O valor total do edital é de R$ 80 mil.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que a Fundação está dando continuidade à preparação para a Paixão de Cristo que envolve dois momentos. O primeiro é a formação do espetáculo que acontece no Centro Cultural São Francisco. Uma segunda linha de ação é valorizar a Paixão de Cristo nos polos dos bairros.

“Por isso nós abrimos esse edital, por entendermos que é importante estimular a produção de teatro nos bairros. Ao todo, estaremos investindo em grupos locais de teatro, garantindo um processo de democratização e acesso das pessoas a um espetáculo, mas também a mais recursos que atores e atrizes poderão ter para organizar os seus atos. Isso é muito valoroso”, diz.

Com esta iniciativa, a Prefeitura potencializa o espetáculo cênico da Paixão de Cristo pelos bairros, estimulando o teatro local e valorizando os bairros da cidade. Além disso, a Fundação vai ajudar a produção dos grupos de teatro a realizar o espetáculo, incentivando a cultura nas comunidades, promovendo a melhoria e manutenção dos espetáculos e gerando trabalho e renda, impulsionando também a economia local.

Esse incentivo vai contemplar projetos voltados para a participação da população local para promover, afirmar e fortalecer a comunidade, seus saberes e as redes sociais que as compõem, contribuindo para reconhecer e difundir ações sociais, de lazer e religiosas de cunho artístico e/ou cultural.

Das vagas, duas serão destinadas a espetáculos de diretores negros ou de coletivos dirigidos por pessoas negras; duas para produções de diretores LGBTQIAPN+ ou de coletivos dirigidos por pessoas LGBTQIAPN+; uma vaga será destinada a pessoa ou coletivos de pessoa com deficiência (PCD); e três para a ampla concorrência.

Pular para o conteúdo