Ação integrada

Funjope apoia 1ª edição da Feira de Cria e Pôr do Sol Afrocultural na Casa da Pólvora

12/05/2022 | 09:41 | 1094

A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), está apoiando uma ação integrada que acontece neste domingo (15), no Centro Cultural Casa da Pólvora. O evento envolve a 1ª edição da ‘Feira de Cria’, que começa às 11h, e o Pôr do Sol Afrocultural, às 16h, e tem como atrações Coco de Oxum, Grupo Raízes, e Funk Peso Brasil IV.

“Quando nossa equipe foi procurada para pensar essa ação, acolhemos prontamente porque acreditamos que a Funjope e a Prefeitura precisam estar sempre perto de todas as camadas e agrupamentos sociais. Os artistas pretos, produtores, lideranças dos movimentos de identidade negra merecem esse apoio da Fundação”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, sobre o Pôr do Sol Afrocultural.

No caso da Feira de Cria, segundo ele, é uma ação da Fundação dentro de um projeto que visa trabalhar com toda diversidade cultural da cidade de João Pessoa. “Temos essa perspectiva definida desde o ano passado de que vamos valorizar a diversidade cultural, a multiculturalidade das culturas em João Pessoa. E esse é o momento de darmos visibilidade a essa performance de todas as culturas”, acrescentou.

Feira – A Feira de Cria visa fortalecer a economia criativa e o desenvolvimento local. O intuito é também reunir agentes culturais do grafite, artesãos, artistas visuais, performers, músicos e produtores independentes que vivem do que criam. Com a ExpoFeira, é viável visibilizar essas produções e ampliar possibilidades de trabalho e geração de renda. A organização envolve o coletivo Nós Por Nós, Nagulha.83 e Estúdio Karma, além de mais de 30 produtores e artistas.

A maioria dos expositores é de origem periférica e as produções buscam criar condições de sustentabilidade. “Nós que fazemos parte da organização da feira queremos agradecer a liberação do espaço cedido pela Funjope”, declarou Carolina Veloso, uma das idealizadoras da Feira.

Ela considera muito importante o suporte da Funjope, tanto no que diz respeito à liberação do espaço, quanto das mesas, tendas, cadeiras e som. “Somos produtores independentes e a Funjope fomenta ações culturais. Nada mais certo do que apoiar este projeto que está beneficiando mais de 30 jovens produtores e artistas das periferias de diversos bairros da cidade”, concluiu.

Pôr do Sol Afrocultural – O evento acontece a partir das 16h deste domingo, na Casa da Pólvora, e traz como atrações Coco de Oxum, com Laís de Oyá; Raízes, grupo de ritmos e danças afro indígenas, com Elioenai Gomes; Funk Peso Brasil IV, que tem à frente Nivaldo Pirez; e a Feira Preta, da Rede Afroempreendedora da Paraíba.

O objetivo é fortalecer a arte e cultura afrobrasileiras com o encontro e articulação entre vários pretos que compõem diversas frentes na luta antirracista na Paraíba.

“A Prefeitura é um dos principais órgãos de apoio. O poder público tem sua parcela de importância, reconhecendo nossas lutas e o lugar do povo preto. A gente sofre essa falta de reconhecimento. O poder público fazendo a sua parte é fundamental nessa luta antirracista que vai muito além das estruturas físicas”, declarou Marli Soares, coordenadora da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba (MNUP).

Este ano, a Marcha discute a importância política da data para todos os pretos paraibanos que lutam pela efetivação e aplicação das leis estaduais para promoção da igualdade racial, a saúde integral da população negra, o ensino da história e cultura afroindígena, o combate à discriminação racial e ainda o fortalecimento da arte e cultura negra e indígena em todos os municípios paraibanos.