Oportunidade
Funjope abre inscrições para oficina de macramê no Hotel Globo
29/03/2022 | 19:04 | 1261
Ainda dentro da programação voltada para o mês da mulher, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), promove, nesta sexta-feira (1º), no Hotel Globo, uma oficina de macramê direcionada para o público feminino. A oficina é gratuita, as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
“Com essa ação, a Funjope está promovendo uma capacitação e um envolvimento de mulheres no processo produtivo para que algumas delas possam construir sua renda. Nós estamos investindo, por meio de uma economia criativa, no desenvolvimento de um sistema de construção de trabalho e renda, e o artesanato é muito importante nesse aspecto”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O chefe da unidade do Hotel Globo, Willian Macêdo, destacou que a oficina é valiosa. “Pode levar muito conhecimento às pessoas que vão participar, como também gerar meio de renda. O macramê é uma arte antiga e atualmente é tendência nas feiras de economia criativa, oferecendo a muitos artesãos a oportunidade de expor seus produtos”, ressaltou.
Inscrições – Para se inscrever, basta enviar um e-mail para hotelglobo.22@gmail.com, informando nome completo, endereço e telefone. A inscrição também pode ser presencial. O Hotel Globo fica no Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa.
A oficina – Os inscritos serão divididos em duas turmas. Pela manhã, a aula tem início às 10h e termina às 12h. Para a segunda turma, começa às 14h e se estende até as 16h. A aula será ministrada pela artesã Géssica Cândido de Almeida, que também realiza suas aulas gratuitas em comunidades.
“Queremos mostrar a essas mulheres mais um meio de gerar renda com uma técnica simples, mas com a qual se consegue produzir um vasto material para venda”, comentou a artesã. Ela explicou que o macramê é a técnica dos nós, permitindo a criação de acessórios, utensílios domésticos, colares, porta-vasos, bolsas, roupas.
Além do macramê, a artesã trabalha com outras artes, a exemplo de bonecas negras, crochê, renda irlandesa costura criativa. “Recentemente, fiz uma parceria com As Sereias da Penha e fui responsável pela coleção delas de macramê com escamas de peixe, lançada no mês de dezembro”, comemorou.
Géssica trabalha na feira itinerante, na Praia de Tambaú, e conta que lá os turistas procuram muito as peças artesanais, pegam o contato e fazem encomendas para o mundo inteiro. “Além de ser o meu meio de vida é algo que me encanta. Agora, quero mostrar esse lado de que é possível repassar esse conhecimento para que outras mulheres encontrem um meio de sobreviver como estou tendo agora. Entrei no artesanato por necessidade e me descobri nele”, relatou.
Na oficina, as alunas vão aprender os pontos básicos. Segundo Géssica, são suficientes para, a partir deles, as alunas desenvolverem o que a criatividade mandar.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Secom -
Secretarias
funjope -
Tags
cultura funjope hotel globo Inscrições macramê oficina