Hotel Globo

Funjope abre a exposição ‘Por Tuas Ruas’ do artista plástico Davi Queiroz

10/07/2024 | 09:05 | 50

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta sexta-feira (12), a partir das 16h, a exposição ‘Por Tuas Ruas’, do artista plástico Davi Queiroz. A mostra, que conta com 25 pinturas de diversas fases da trajetória do artista, será realizada no Hotel Globo e fica aberta à visitação até 12 de agosto, com acesso livre para o público.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observa que a cidade de João Pessoa vive hoje um momento muito feliz no processo de crescimento de sua autoestima, não apenas no campo da cultura, mas em diversas outras áreas, como educação e estruturas nos bairros.

“Vemos muito essa felicidade no rosto das pessoas quando visitamos os bairros, das crianças nas escolas. Tem um clima de muito contentamento na cidade, e nós pensamos em fazer uma exposição no Hotel Globo com um artista que tem esse olhar carinhoso e cuidadoso com a cidade”, avalia. Por isso, segundo ele, foi feito o convite ao artista Davi Queiroz.

“Estamos oferecendo a João Pessoa um olhar sobre sua gente, sobre seus ambientes. Até o mês de agosto, nós queremos celebrar esse momento da cidade e nada melhor do que fazer isso por meio da arte e da linguagem do Davi Queiroz. O morador, o turista que nos visita e quem for ao Hotel Globo vai ter um recorte muito simbólico e muito encantador sobre a cidade”, acrescenta o diretor.

‘Por Tuas Ruas’ é um registro, ao olhar do artista, sobre o cotidiano de João Pessoa, um cotidiano que vai buscar essas identidades do indivíduo de feira, de personagens como o ambulante e o vendedor de picolé.

“Essa composição da paisagem que eu acho muito rica, do elemento humano e da arquitetura, seja ela secular – igreja, casario – seja um escombro de uma barraca de feira, só o caibro torto ali, a tinta descascando. Eu consigo enxergar poesia nesses extremos”, comenta Davi Queiroz.

Ele conta que ‘Por Tuas Ruas’ é uma celebração de algumas telas. Algumas estão com ele há um período, outras são recentes. “É essa celebração de imagens que eu tenho e que acho válido apresentar na proximidade do aniversário de João Pessoa. Esse é o meu olhar da cidade”.

Davi Queiroz acrescenta ainda: “Nesse processo todo de especulação imobiliária que João Pessoa vem sofrendo e que vem transformando a cidade, sobretudo, para o lado da praia, o Centro ainda resiste com esses personagens. É sobre isso, sobre a cidade real, sobre o povo que faz a cidade respirar”, completa.

Pular para o conteúdo