Valorização

Fortalecimento da equipe, capacitações, melhoria salarial e operações marcam ano na Semusb

30/12/2022 | 18:00 | 865

Com atividades operacionais preventivas e educativas, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb) vem fazendo a diferença na proteção dos equipamentos públicos, mas principalmente na vida do cidadão pessoense. Ao longo de 2022, o efetivo, formado por homens e mulheres, passou por capacitações e ganhou o reconhecimento da gestão municipal.

A Prefeitura de João Pessoa concedeu um aumento linear real de 16% no salário dos servidores da Guarda Civil Metropolitana. O aumento, que representa o maior índice do Brasil, foi o primeiro desde a criação da instituição e beneficia todos os servidores do quadro. Nessa proposta de valorizar o funcionalismo público, foram realizados diversos cursos de capacitações e treinamentos. Foram ofertados cursos de armamento e tiro, defesa pessoal, atualização profissional, entre outros.

Grandes avanços foram apresentados com aquisições importantes como a chegada de novos armamentos e munições, além veículos para aumentar a frota e a assistência a população na área de segurança. “Com os inúmeros avanços esse ano, conseguimos nivelar o patamar da instituição, que passa a ser reconhecida como força de segurança, conquistando o respeito e admiração da sociedade. Mas o trabalho não para por aqui. No próximo ano vamos crescer ainda mais, sempre juntos e pensando na nossa cidade, proporcionando uma maior sensação de segurança ao cidadão”, ressaltou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania.

A Semusb realizou a ampliação do núcleo de inteligência, instrumento de resposta e apoio ao combate à violência, principalmente aos crimes de alta complexidade, e a criação do núcleo de estatística, que vem contribuindo  no fornecimento de subsídios para ações do Guarda Civil, seja na dimensão tático/operacional, para que os policiais possam realizar melhor as investigações e o patrulhamento, seja na dimensão estratégica.

Durante este ano, a Guarda Civil, além da sua missão de zelar pela ordem nos equipamentos públicos e proteção ao patrimônio, bens e serviços municipais, atendeu a diversos tipos de ocorrências policiais, como crimes contra a pessoa e patrimônio, como também ocorrências assistenciais com o policiamento preventivo atuando 24 horas.

Dentro do policiamento preventivo, tem a equipe da Ronda Maria da Penha, que atua na proteção de mulheres em situação de medida protetiva, e também em situações de flagrante delito.

Projetos – Essa aproximação com a sociedade é realizada através de alguns projetos. Um deles é o Teatro de Fantoches’, que retornou as atividades este ano. O grupo visitou mais de 35 instituições entre escolas, creches, além da Funad e Apae, abordando temas como cidadania, preservação do Meio ambiente e do patrimônio público, inclusão, entre outros, todo de forma lúdica.

Também voltaram as atividades do projeto ‘Guarda Mirim’, que atualmente integra cerca de 30 crianças da rede municipal de ensino, com idade entre 8 e 13 anos. Nos encontros semanais, o grupo recebe formação da Guarda, que são multiplicadas entre os alunos das unidades de ensino atendidas. A iniciativa também promove a inclusão social ao lazer e a cultura.

O Chega Junto foi outro projeto retomado neste ano, ganhando uma nova casa de acolhimento, com dormitórios, salas de jogos e oficina, quadra de areia, refeitório e Academia da Terceira Idade. O projeto tem o objetivo de reduzir os danos sociais na vida de pessoas em situação de rua ou daquelas com problemas no uso de drogas. “É uma moradia assistida, um gesto de solidariedade com quem está em situação de vulnerabilidade. Através do projeto, essa pessoa pode encontrar um lar, atenção e a possibilidade de mudar de vida”, afirmou João Almeida.

O projeto atende 30 pessoas, que podem permanecer na unidade por até 12 meses. Além da moradia e alimentação, os beneficiados têm acesso a oficinas voltadas para o trabalho e renda, cultura, lazer e esportes e são acompanhados por uma equipe multiprofissional.

Investimento – A Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa irá contar com um Sistema de Vídeo Monitoramento Inteligente dos prédios públicos, que visa inibir as invasões, roubos, assaltos e depredações. Mais de 500 prédios do município serão monitorados através desse sistema a partir do próximo ano.­ “Com o auxílio do policiamento preventivo, o monitoramento eletrônico é realizado por uma central de operações. Desta forma, temos a coleta de informações em tempo real, o que garante maior segurança, fiscalização e eficácia na tomada de decisões”, afirmou o secretário.

A implementação da Central de Atendimento e Despacho é outro avanço. A iniciativa vai permitir a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Samu, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional. Essa central permite a integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis.

Valorização do servidor – Este ano, a Semusb realizou o Encontro Feminino das Guardas Municipais Femininas da Paraíba, onde abordou diversas temáticas, como machismo institucional e violência contra a mulher. O evento, que reuniu um público de cerca de 300 pessoas, contou com palestras de ‘cases’ de sucesso.

Também foi criado o ‘Grupo de Apoio Emocional’, com realização de palestras para os servidores. A atividade é desenvolvida em conjunto com o setor psicossocial para cuidar da saúde mental do servidor.

O projeto ‘GCM saudável’, que incentiva hábitos saudáveis e práticas esportivas, é outro projeto na valorização do servidor. Este ganhou mais adeptos, trazendo uma melhor qualidade de vida para os participantes.

Pular para o conteúdo