Na Cecaf

Festival do Milho reúne atrações culturais, comidas típicas e artesanato a partir da próxima terça-feira

15/06/2023 | 14:30 | 984

O Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no José Américo, acontece a partir da próxima terça-feira (20). Quem passar pelo local, até o sábado (24), além de ter acesso aos produtos de qualidade que já se tornaram uma marca dos agricultores, artesãos e microempreendedores que atuam lá, também vai conferir preço baixo na compra da mão do milho, apresentações culturais, serviços de saúde e toda uma variedade de comidas típicas, produtos do artesanato com o enfoque junino e muita animação.

A abertura oficial do evento será marcada por um café da manhã, às 8h, para representantes da Prefeitura e da imprensa. Na ocasião, será apresentada a programação completa do evento, bem como todos os presentes terão a oportunidade de conversar com as grandes estrelas do festival: os agricultores e os demais integrantes da Cecaf. O evento, que já integra o calendário municipal da cidade, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer). Esse ano, a expectativa de vendas é ainda maior que a do ano passado.

“Os agricultores costumam esperar essa época com muita ansiedade. Praticamente triplicam a colheita de milho no mês de junho e isso é um trabalho que se inicia meses antes. Temos acompanhado com eles essa expectativa e, uma coisa é certa, quem chegar na Cecaf em dias de festival terá acesso ao melhor milho da região e vai encontrar preço baixo e negociável com cada um, a depender do tamanho da espiga. Em todos os dias de festival, a mão do milho, com 52 espigas, será comercializada a partir de R$ 35”, destacou Jerônimo Júnior, diretor da Central de Comercialização da Agricultura Familiar.

Durante os dias de evento, haverá apresentações de quadrilhas juninas e grupos de forró e xaxado, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Quem for conferir o festival, também terá acesso à serviços de saúde como atualização do cartão de vacinação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A gente pensa em tudo para transformar a Cecaf num grande point junino. A direção se empenhou bastante no trabalho junto aos agricultores para assegurar que as pessoas que optarem pelas compras na Cecaf tenham toda uma experiência, para entrar no clima do São João, tirar foto e, claro, levar para casa os melhores produtos. O local hoje é um espaço de fomento à agricultura familiar na Paraíba, com agricultores de mais de 50 municípios, e também de incentivo à economia solidária”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital.

Serviço:

Assunto: Café da manhã de abertura do Festival do Milho da Cecaf