Evento até sábado

Festival de Verão Cidades Criativas promove intercâmbio gastronômico com Paraty

17/03/2022 | 18:30 | 1039

O segundo dia da programação gastronômica do Festival de Verão Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, proporcionou um intercâmbio com os sabores de Paraty. Na manhã desta quinta-feira (17), o evento recebeu a chef Georgia Biason Joufflineau, diretamente do histórico município fluminense, para uma aula show. Ela apresentou à plateia ingredientes tradicionais do Brasil, mas com uma provocação moderna.

O encontro aconteceu na faculdade Uninassau, parceira do festival. Para o momento, a chef preparou um menu completo, utilizando elementos típicos da região de Paraty, como a cachaça, a paçoca e o palmito, além do modo de fazer típico do local. “A minha ideia é sempre mostrar como a criatividade pode mudar a visão sobre um ingrediente específico. É sugerir que podemos manter a base, mas preparando de maneira nova”, explicou.

A partir daí, Georgia Joufflineau ensinou o passo a passo de um tartar de peixe com vinagrete de banana e chips de macaxeira, como entrada; espaguete com molho de camarão, e um toque de cachaça, no prato principal; e banana flambada na cachaça Gabriela, bastante tradicional em Paraty, acompanhada por sorvete de açaí e paçoca. “São pratos simples de fazer, mas com sabores afetivos”, complementou.

Unesco – Paraty passou a integrar, a partir de 31 de outubro de 2017, a Rede de Cidades Criativas da Unesco, no segmento gastronomia. Prestigiando o Festival em João Pessoa, o prefeito paratiense, Luciano de Oliveira Vidal, parabenizou à Prefeitura de João Pessoa pelo evento e agradeceu pela receptividade. “É uma honra estar aqui fazendo esse intercâmbio e apresentando um pouco da nossa história e do nosso conhecimento. Esperamos também poder contar com João Pessoa em eventos na nossa cidade e sempre fortalecer essa interação”, disse.

Festival– Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e da Fundação Cultural (Funjope), o Festival de Verão teve início na terça-feira (15), oferecendo uma vasta grade de atividades que envolvem dança, música, teatro, culturas populares, oficinas, seminários, intervenção urbana, gastronomia e artesanato. A programação se estende até sábado (19). Para conferir a programação completa, basta acessar o link: joaopessoa.pb.gov.br/festivalcidadescriativas-prog .