Alta estação

Feira Móvel no Natal dos Sentimentos movimenta mais de R$ 120 mil na economia e tem programação ampliada

05/01/2023 | 11:00 | 916

Diante do sucesso de comercialização dos produtos de microempreendedores e artesãos, a participação da Feira Móvel dentro do projeto Natal dos Sentimentos foi prorrogada até o próximo domingo (8). Os 80 comerciantes que atuam no projeto, até essa semana, já registravam um saldo superior a R$120 mil na comercialização de produtos. Pensando em movimentar a economia na região da praia no período da alta estação, bem como proporcionar renda para a categoria, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela organização da Feira Móvel do Produtor, resolveu prolongar a permanência dos trabalhadores no local.

Desde o ano passado que os comerciantes cadastrados na Feira Móvel do Produtor participam do Natal dos Sentimentos. Mas este ano, as expectativas foram superadas. Dona Eliane Ferreira, é artesã desde os oito anos de idade. Moradora do Bairro das Indústrias, trabalha com chaveiros, decoração para paredes, colares de algodão colorido, tiaras, cabeças para lápis e acessórios infantis. De acordo com ela, a movimentação tem sido intensa no local. “Precisei reforçar meu estoque, para atender a demanda e tem sido ótimo pra mim, porque o artesanato além de ser minha terapia, é hoje a minha principal fonte de renda”, destacou a artesã.

Já Rogério da Silva Cavalcanti trabalha com a venda de plantas e vasos artesanais há quatro anos. De acordo com ele, o espaço tem sido uma excelente oportunidade para divulgar seu trabalho. “O pessoal vem passear com a família, muitos turistas e vão olhando para levar algo de lembrança da nossa cidade. A gente aproveita e divulga a rede social e assim nosso trabalho vai ganhando o País e até o mundo”, destacou.

Feira Móvel do Produtor – O projeto nasceu em junho de 2021 e leva, de maneira itinerante, produtos da agricultura, gastronomia, artesanato, para pontos estratégicos da cidade, como praças e parques. Semanalmente os comerciantes cadastrados são distribuídos para expor seus produtos em locais adequados, como a Praça da Paz, o Parque Parahyba, o Ponto de Cem Réis e o Busto de Tamandaré.

Cronograma de janeiro – Após o fim da participação dos comerciantes da Feira Móvel no projeto do Busto de Tamandaré, na próxima semana será realizada uma reunião de avaliação com a coordenação da feira, para elaboração do calendário do mês de janeiro.

“Nós nos preocupamos muito em dar e receber um feedback a esses profissionais, porque são eles que fazem a Feira Móvel ser o que ela é hoje, um espaço de fomento à economia solidária e a prestação de serviço de maneira itinerante na cidade. É gratificante ver que com o planejamento da Sedurb, estamos conseguindo potencializar atividades como o microempreendedorismo e o artesanato, que durante muito tempo, foram negligenciadas na Capital”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Pular para o conteúdo