Qualificação

Farmacêuticos da rede municipal participam de capacitação para aprimorar a prestação da assistência

06/08/2018 | 15:41 | 2487

Com a proposta de qualificar a assistência aos usuários da rede de Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Departamento de Ciência Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizam o Curso de Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços.  A capacitação acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no auditório de fonoaudiologia da UFPB.

A capacitação aos profissionais farmacêuticos da rede municipal de saúde é resultado do credenciamento, pelo Ministério da Saúde, por ter cumprido com as exigências do Programa do Conselho Federal de Farmácia como polo da capacitação de cuidados dos usuários.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conta com 80 farmacêuticos na rede SUS. Destes, 45 atuam na Atenção Básica, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Participarão da capacitação 70 profissionais, que tem como objetivo fornecer fundamentos para que estes conheçam, compreendam e apliquem os processos de raciocínio clínico, para aprimorar o cuidado aos usuários.

“Essa capacitação será uma ferramenta muito importante para o fortalecimento da assistência farmacêutica e a implantação do cuidado na nossa rede de assistência. Esta é uma valorização do servidor que recebe a qualificação, mas também do usuário que recebe uma assistência integral, com amplo conhecimento prático, tendo foco na educação continuada para um melhor cuidado”, explicou Luciane Costa, responsável pela Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Gemaf – Os usuários do SUS na Capital encontram na rede municipal de saúde uma assistência completa para os cuidados com a saúde, que vai desde atendimentos médicos até a dispensação de medicamentos para o tratamento das enfermidades. Apenas na rede de Atenção Básica são 78 tipos de medicamentos dispensados à população entre antitérmicos, analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, antialérgicos​ e medicamentos para o tratamento da diabetes.

Os medicamentos distribuídos pela Gemaf, na sua grande maioria, fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que compõe a tabela dos medicamentos ofertados pelo SUS.  Além dos medicamentos que compõe a Renane, a SMS também distribui produtos farmacêuticos da padronização especifica de cada serviço, adquiridos com recursos próprios.

Para ter acesso aos medicamentos, é necessário ir até um dos 51 polos farmacêuticos da rede de atenção básica, na Unidade de Saúde da Família, e apresentar o cartão do SUS, documento com foto, CPF e receituário médico em duas vias para que seja feito o cadastro no sistema.

A distribuição dos medicamentos é monitorada pelo sistema informatizado NUAGE, desenvolvido por técnicos da SMS, que possibilita o rastreamento de todo o medicamento na rede o que ampara a aquisição de insumos, assim como monitora a dispensação dos medicamentos aos usuários, evitando duplicidade de dispensas.

A gestão e dispensação dos medicamentos ocorrem em três instâncias: municipal, estadual e federal. Cada uma delas oferece remédios diferentes, mas atendem ao que determina a Relação Nacional de Medicamentos (Rename)

Dados – De janeiro de 2017 até 15 de julho 2018 foram dispensados 40 milhões de unidades de medicamentos em toda a rede municipal de saúde. Atualmente, o cadastro conta no banco de dados aproximadamente 550 mil usuários que recebem medicamentos e insumos.