Dia Mundial da Alimentação

Famílias atendidas pela Cozinha Comunitária participam de oficina de aproveitamento de alimentos

18/10/2022 | 19:00 | 1006

Os beneficiados pela Cozinha Comunitária do Jardim Veneza tiveram uma tarde de muita diversão e conhecimento nesta terça-feira (18) com a realização de uma oficina de aproveitamento de alimentos. A oficina, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, segue nesta quarta-feira (19) para a Cozinha Comunitária do Gervásio Maia, também administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Participaram da oficina as mães e seus filhos, que tiveram a oportunidade de aprender a fazer receitas a partir do aproveitamento da casca da banana, um alimento que faz parte da rotina da maioria das famílias e pode fazer parte de diferentes preparações.

Uma das participantes da oficina foi Celma Rodrigues, que está desempregada e encontrou na Cozinha Comunitária não apenas um local para que ela, o filho e o marido se alimentem, como também desenvolver laços de amizade e apoio. “Estou desempregada e soube da cozinha por uma amiga. Fiz minha ficha para inscrição e hoje a cozinha é um refúgio para mim e minha família. Aqui eu sou bem acolhida, todos me tratam muito bem e ainda temos almoço de qualidade”, destacou.

Participando do momento e aprendendo a fazer brigadeiro, estava o filho de Celma, João Pedro, de 12 anos de idade. Para ele, é uma nova experiência e uma oportunidade para conhecer mais pessoas. “Estou gostando muito de tudo, aqui eles dão muita coisa boa e é muito bom aprender a fazer brigadeiro”, falou.

A Cozinha Comunitária do Jardim Veneza tem atividades que vão além da distribuição de almoço gratuito para famílias em vulnerabilidade social, no local também são realizadas duas vezes por semana atividades com os filhos das famílias beneficiadas que estimulam a coordenação motora e principalmente fortalecendo os laços da comunidade.

“A atividade de hoje é em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, voltado para que a gente reflita a importância do alimento para o ser humano. A oficina mostra a diversidade, seu valor nutricional e como podemos aproveitar os alimentos de diversas formas no nosso cotidiano. A participação em grande número de pessoas aqui também mostra o resultado de um belo trabalho em equipe e o quanto a gestão municipal se preocupa em cuidar das pessoas para que elas se sintam parte”, reforçou Norma Gouveia, secretária de Desenvolvimento Social.

Cozinhas Comunitárias – As seis unidades, instaladas também no Bairro dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó e Bela Vista têm como principal objetivo atender as famílias que estão em vulnerabilidade social, com as refeições sendo distribuídas de forma gratuita junto aos usuários cadastrados. Os cadastros são feitos a partir de demanda espontânea e também por meio de agentes de saúde que identificam famílias que necessitem de apoio nutricional. É feita uma visita social e a partir daí as famílias que atendem os critérios são inseridas nos equipamentos. Diariamente são servidas 300 refeições em cada Cozinha Comunitária.