No Hotel Globo

Exposição ‘Cinema Paraibano’ começa nesta sexta-feira e traz desenhos e pinturas de W. J. Solha

25/08/2022 | 15:00 | 1049

O Hotel Globo abre suas portas, nesta sexta-feira (26), às 21h, para a exposição ‘Cinema Paraibano’. Pela primeira vez, serão mostrados desenhos da storyboard do filme A Canga. São desenhos e pinturas únicos feitos pelo artista plástico W. J. Solha, cedidos pelo cineasta Marcus Vilar. A mostra, que estende até 26 de setembro, inclui uma série de fotografias dos diretores André Morais, Bertrand Lira e Marcus Vilar. Entre as imagens, estão algumas produzidas durante filmagens com o escritor Ariano Suassuna.

“O principal motivo de realizarmos essa exposição durante o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa é porque estamos integrando artes. Cinema trabalha com a imagem, o som, e nós colocamos no FestincineJP exposições de artes visuais, música e literatura”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

No caso do Hotel Globo, trata-se de uma exposição inédita com obras do W. J. Solha, que pintou, quadro a quadro, quando foi ator, durante as gravações, o roteiro do filme A Canga. Criou a storyboard do filme em desenho de alta qualidade.

“Nós temos 46 peças únicas que nunca foram exibidas em nenhum lugar do mundo. Estavam nas mãos do diretor Marcus Vilar. Nós captamos esse material e estamos expondo pela primeira vez para o público de João Pessoa. O filme é considerado um grande clássico do nosso cinema local. Esse material tem muito valor artístico e histórico”, acrescentou Marcus Alves.

As demais fotografias que compõem a exposição incluem parte dos bastidores de alguns filmes, a exemplo de Rebento, dirigido por André Morais e que tem, entre outros, Ingrid Trigueiro e Zezita Matos no elenco; A Poeira dos Pequenos Segredos, dirigido por Bertrand Lira; além de Redemunho.

Também estão na lista dos filmes que emprestam fotografias para a exposição Tempo de Ira, dirigido por Marcélia Cartaxo e Gisella de Mello, além de Árvore da Miséria, A Canga, e O Meio do Mundo, os três dirigidos por Marcus Vilar.

“O Hotel Globo sempre procura novas idealizações e, desta vez, é a valorização do cinema paraibano. Com essa exposição, procuramos trazer uma reflexão e admiração, mostrando em detalhes como são os bastidores de uma produção cinematográfica. Nos últimos anos, o cinema paraibano tem ganhado cada vez mais destaque e está vivendo momentos de grande efervescência”, observou o chefe da unidade do Hotel Globo, Willian Macêdo.

No equipamento, o público poderá conferir uma belíssima exposição com grandes ícones paraibanos, incluindo também algumas fotografias de Fernando Teixeira, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Ariano Suassuna, entre outros.

Serviço – Situado na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa, o Hotel Globo tem sido cenário para uma série de exposições gratuitas e abertas ao público diariamente. Entre as realizadas estão ‘Confluências’, que reúne obras de seis artistas do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e Pernambuco (UFPE); As mostras femininas ‘Bustos Ressignificados: História de Joventina’ e ‘Efemmeras’, e a exposição ‘João Pessoa em Linhas e Cores’, que ressaltou as belezas da cidade.

O espaço funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h (com exceção para os dias de eventos). A entrada é gratuita e, de quebra, o visitante poderá apreciar o belíssimo pôr do sol da sacada do Hotel Globo com vista para o Rio Sanhauá.

Pular para o conteúdo