Agricultura Familiar

‘Eu Posso Semear’ promove aula prática no campo para 100 alunos da Rede Municipal de Ensino

26/07/2023 | 15:00 | 399

Cerca de 100 estudantes da rede municipal de João Pessoa visitaram o Sítio Ponta de Gramame, na Zona Rural da cidade, nessa terça-feira (25). Eles estiveram por lá, por uma razão especial: conhecer de perto a cadeia produtiva da agricultura familiar. Intitulada “Aprendendo no Campo”, a atividade integrou o segundo dia da programação da Semana da Agricultura Familiar, promovida pela prefeitura da Capital, por meio do programa Eu Posso Semear, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

A ação foi dividida em dois turnos. Pela manhã, foi a vez dos estudantes dos 2º e 4º anos da Escola Professor João Medeiros, localizada no bairro dos Novais. Acompanhadas pelos professores, as crianças foram recepcionadas pela equipe de técnicos do Eu Posso Semear, e já seguiram para o meio das plantações, a fim de conferir, na prática, o trabalho dos agricultores e a assistência que eles recebem do programa.

A pequena Kétilly Pâmella, de 8 anos, estava entre os alunos. Bastante participativa, ela ficou encantada com tudo que viu. “Na casa da minha avó, eu tenho várias plantas. Mas são todas de flores. Aqui, vi a plantação de muitas que são de comer, como o milho. Gostei bastante de conhecer”, disse. Além de aguçar a curiosidade, a aula extraclasse rendeu a ela ensinamentos importantes. “Tudo aqui é saudável. Aprendi que se colocar veneno nas plantas, envenena a gente que vai comer elas”, acrescentou.

Conhecimento – À tarde, a visita continuou com os alunos da Escola Doutor João Santa Cruz de Oliveira, também do bairro dos Novais. Matheus André, de 9 anos, foi um dos participantes do grupo. De cara, ele ficou impressionado com o tamanho das plantações e do trator utilizado para preparar o solo. O uso do veículo é cedido gratuitamente pela prefeitura, através do Eu Posso Semear.

“Nunca tinha visto nada disso de perto. Achei interessante demais. E gostei muito de ver as plantinhas ainda pequenininhas. A alface roxo foi a que mais gostei”, contou.

Mas não foram só os alunos que vibraram com a visita. Para o professor Raimundo Júnior, a iniciativa aumenta o interesse das crianças em entender melhor todo o processo que envolve a alimentação delas. “E isso é muito especial para todos nós. Temos certeza de que elas vão chegar em casa compartilhando com a família tudo que aprenderam aqui”, destacou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o objetivo da ação foi cumprido com sucesso. “Muitas dessas crianças consomem esses alimentos diariamente, mas não fazem ideia de como são produzidos. Aqui, elas tiveram essa oportunidade. E não apenas isso. Com esse contato, despertamos nelas a importância de se valorizar o trabalho desses produtores rurais e os produtos que aqui são cultivados de forma saudável, 100% natural”, explicou.

Programação – As atividades da Semana da Agricultura Familiar continuam nesta quarta-feira (26), no Parque Parahyba I, no Bessa, com a “Festa da Agricultura Familiar”, das 14h às 21h. Além da tradicional Feira da Agricultura Familiar, o evento contará com oficinas, serviços promovidos pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e ainda a Feira Criativa No Balaio.

Já na quinta-feira (27), às 14h, ocorrerá a ação “Do campo para a mesa”. Alimentos colhidos por produtores do Eu Posso Semear, na Zona Rural da cidade, vão compor cestas verdes, que serão doadas para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), localizada no bairro do Cristo. A programação se encerrará na sexta-feira (28), Dia do Agricultor, com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 11h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.