Microcrédito social

‘Eu Posso’ esgota inscrições e avança para etapa de capacitações

13/04/2023 | 12:00 | 561

Todas as 100 vagas disponibilizadas no mais recente edital do programa de microcrédito social da Prefeitura de João Pessoa, o ‘Eu Posso’, foram preenchidas. As inscrições – que, pela primeira vez, aconteceram presencialmente – tiveram início na manhã da terça-feira (11), e se encerraram nessa quarta-feira (12), mediante preenchimento das oportunidades. Os proponentes inscritos agora avançam para a etapa de capacitação, que acontece na tarde desta quinta-feira (13), a partir das 13h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

As inscrições presenciais para o Edital 01/2023 ocorreram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. Por lá, os candidatos foram recebidos por uma equipe de triagem, para verificação da documentação, e aqueles que estavam aptos, seguiram para efetuar a inscrição.

Foi o que aconteceu com Giovane Carlos, que garantiu uma vaga na linha de crédito destinada à pessoa física. Ele trabalha com manutenção de computadores e de redes de informática, e deseja expandir o negócio. “Tenho um ponto físico no Ernani Sátiro, há oito anos. Na área que atuo, tudo se renova rapidamente. Então, preciso atualizar meus equipamentos e, assim, ampliar os serviços que ofereço, otimizando o tempo de execução e a qualidade. O crédito vai me ajudar nisso”, explicou.

Regina Santana também se inscreveu como pessoa física. Ela oferece serviços de escovaria e de procedimentos químicos em cabelos, atendendo na casa dos clientes. “Agora, quero montar meu ponto físico. E vou precisar comprar tudo. O Eu Posso vai me permitir fazer esse investimento. Com o crédito, espero começar um novo ciclo no meu trabalho. Estou bem otimista para que novas portas se abram”, disse.

Etapas – Com as inscrições concluídas, o presente edital do ‘Eu Posso’ agora avança para a capacitação. Todos os empreendedores inscritos estarão no auditório do CAM, na tarde desta quinta, para assistirem a duas palestras: Desenvolvimento Pessoal e Gestão Empreendedora. A atividade terá 4 horas de duração.

“Sempre destacamos que o programa vai muito além do simples repasse financeiro. Temos o cuidado de levar conhecimento a esses empreendedores, para que eles possam tocar seus negócios de forma assertiva, fazendo investimentos orientados, de maneira planejada. E as capacitações são fundamentais para isso”, falou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O ‘Eu Posso’ é constituído por oito etapas obrigatórias. Após a inscrição e a capacitação, os proponentes passarão pelo plano de negócio; visita técnica; análise de crédito; entrega do certificado do programa (CEM); concessão do crédito; e pós-crédito.

Celeridade – Ainda segundo Vaulene, a previsão é de que, no próximo mês, um novo edital seja aberto. “Fizemos ajustes em nossos processos, para tornar a execução do programa ainda mais fluida, permitindo celeridade não apenas na concessão do crédito a quem garantiu inscrição como também na abertura de novas vagas. Por isso, os empreendedores que não conseguiram se inscrever agora já podem ir preparando a documentação, ajustando possíveis pendências, para não perderem a oportunidade no próximo edital”, acrescentou.

Todas as informações sobre o Eu Posso estão disponíveis no site euposso.joaopessoa.pb.gov.br.

Pular para o conteúdo