Escola Amiga dos Animais

Estudantes participam de ação educativa com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente

25/08/2023 | 12:30 | 425

A aluna Gabrielly Lohany Sabino Bizerril, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José de Barros Moreira, no Bairro dos Ipês, participou, na manhã desta sexta-feira (25), do evento “Escola Amiga dos Animais”, promovido pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa.

Para a estudante do nono ano, o momento foi muito importante e divertido. “Eu gosto de animais exóticos, gosto da área de biologia e paleontologia e tô muito interessada em conhecer os animais empalhados. É uma maneira divertida de aprender fora da sala de aula”, disse Gabrielly.

O evento “Escola Amiga dos Animais”, promovido pela Semam, em parceria com Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), tem o objetivo de estimular, nas crianças e adolescentes, a consciência sobre os cuidados com os animais. O projeto conta com o trabalho das equipes da Educação Ambiental do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, que levaram os animais taxidermizados, para interação com os estudantes.

O médico veterinário da Semam, Dr. José Augusto Vicente, falou sobre todos os processos que envolvem os cuidados com os animais, principalmente os domésticos, destacando a importância da guarda responsável e todas as demandas de cuidados que os tutores devem ter.

As equipes do canil da Polícia Militar levaram dois cães e demonstraram como os animais são treinados no combate ao crime. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com o labrador Argus, um cão extremamente dócil, que ficou super à vontade entre as crianças e adolescentes.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações de educação ambiental estão inseridas na política de gestão ambiental. “Nós acreditamos que informar de maneira divertida é uma das maneiras de mudar o comportamento. Essa manhã aqui na quadra da escola certamente vai repercutir na vida dos estudantes e nós ficamos extremamente satisfeitos com a possibilidade de, em parceria com Sedec e Polícia Militar, vivenciar essa oportunidade”, ressaltou.

A diretora pedagógica da Escola, Lúcia Marques de Melo, destacou que as ações de educação ambiental são transformadoras. “Essa manhã aqui vai contribuir para que os estudantes aprendam a lidar com os animais, para que eles tenham noção da importância de cuidar e respeitar os bichos. E uma ação feita dessa forma certamente tem um poder transformador”, explicou.