Saúde e bem-estar
Especialistas da Secretaria de Saúde dão dicas para quem vai fazer Enem
12/11/2022 | 12:00 | 878
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (13) e no dia 20 de novembro. Uma prova longa e que para muitos é a definição dos próximos passos da vida, acaba gerando desgaste físico e emocional em seus participantes. Por isso, especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dão dicas de cuidado com a saúde e bem-estar para quem vai fazer a prova.
O médico psiquiatra da Rede Municipal de Saúde, Roberto Mendes, explica que a ansiedade faz parte do processo em um cenário de um ano inteiro de estudo e preparação focada em um projeto de vida. “A saúde mental tem papel decisivo nessa etapa, e manter-se saudável pode fazer a diferença, em uma aliança positiva com o crescimento nas habilidades cognitivas e na construção do conhecimento acadêmico inerente ao êxito no final da caminhada”, explica.
Para prevenir essas situações de estresse e ansiedade que acompanham a realização do Exame, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental, com uma alimentação equilibrada, sono, descanso adequado e atividade física regular.
“Uma rotina de estudos é importante, mas essa rotina deve ser permeada de vida pessoal, familiar, conjugal, social. As demais partes da sua vida também são importantes. Tente aprender maneiras de focar em si mesmo, seja com exercícios respiratórios, seja aguçando prazerosamente seus sentidos, seja com uma boa música baixinha. O principal é você reencontrar o seu centro nesse momento de preparação e pré prova”, orienta o psiquiatra Roberto Mendes.
Para amenizar os sintomas, além da calma e concentração, manter uma alimentação adequada nas vésperas da prova é fundamental e ajuda a garantir o bem-estar, estimular a memória e sustentar a energia corporal.
De acordo com Lívia Thaís, nutricionista da Rede Municipal de Saúde, o interessante é observar os sinais da fome para não comer exageradamente, bem como evitar ficar de estômago vazio, uma vez que essas práticas podem resultar em hipoglicemia, ocasionando sonolência e dificuldade na concentração.
A profissional explica que, quando se está mais saciado e com mais energia, a predisposição para estudar cresce e o cérebro funciona melhor, contribuindo para a concentração. Alimentos com zinco, ferro, fósforo e selênio colaboram para as trocas elétricas e mantêm o cérebro ativo e devem ser priorizados.
No dia da prova – Nos dias que antecedem a prova, é muito importante se hidratar bem. No dia da prova também, mas não deixe para tomar muito líquido pouco tempo antes da prova, para evitar precisar ir ao banheiro constantemente. Como o Enem é uma prova longa o ideal é levar alimentos que dão energia, como frutas e chocolate 70% cacau e evitar chocolates com alto índice de açúcar. Uma opção interessante é levar sanduíche natural sem maionese, pois pode estragar facilmente, mas é necessário que esse sanduíche seja preparado no mesmo dia e seja colocado em embalagem transparente e higienizada. Também é necessário reforçar a importância da hidratação, tornando a garrafinha de água indispensável, mas evite refrigerantes e alimentos gordurosos. Por fim, não esqueça de alimentar-se após as provas”, explica a nutricionista.
Assim como a alimentação equilibrada, a atividade física é uma aliada para a realização das provas. O profissional de Educação Física da SMS, Nicolas Travassos, reforça que a prática de é fundamental nos momentos de preparação para uma prova, uma vez que o exercício físico além de liberar endorfina, que tem como principal função inibir a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação, bem-estar e de felicidade, também é fundamental no processo de aprendizagem, uma vez que quanto mais energia se tem, melhor será a cognição.
“Inteligência, rendimento cognitivo, atenção, concentração, memória. Tudo isso precisa de bastante energia. Portanto, a moeda da inteligência chama-se energia e, a ferramenta mais eficaz para aumentar sua energia é a atividade física. A prática regular aumenta o número de neurônios e conexões neuronais e, em consequência disso, a velocidade das informações no seu cérebro vai transitar mais rápido”, explica Nicolas Travassos.
Enem 2022 – As provas do Enem desse ano serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, é a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente. As provas têm início às 13h30.