Mirante, parques e Centro Histórico

Espaços públicos mantidos pela Prefeitura são opções de lazer em João Pessoa

31/05/2024 | 14:00 | 178

Os espaços públicos da Capital, mantidos pela Prefeitura de João Pessoa, fazem parte da agenda dos pessoenses e turistas que visitam a cidade. O leque de opções vai desde as praias aos parques – Zoobotânico Arruda Câmara e Solon de Lucena – e ainda o Centro Histórico, locais que permitem a prática de atividades físicas, a interação com o meio ambiente e também com a arte popular.

Entre as opções de lazer nesta sexta-feira (31), o passeio de bicicleta foi a atividade escolhida pela autônoma Josimery Rodrigues, moradora do Portal do Sol. Ela revela que adora pedalar e que o Mirante de Cabo Branco, construído e inaugura do recentemente pela Prefeitura de João, Pessoa, localizado no final da praia do Cabo Branco, é uma parada obrigatória para apreciar o mar e fazer alongamentos. “O exercício é uma prática obrigatória na minha vida, costume que começa em casa. Quando vou para a rua me exercitar venho para o Mirante que é uma área perfeita para o esporte, além de ser muito bem tratada”, acrescentou.

Quem também parou no Mirante do Cabo Branco para apreciar o mar foi o turista José Sousa David, de Guarujá (Santos -SP). Ele disse que está em João Pessoa em busca de tranquilidade, após um processo cirúrgico. “É uma cidade tranquila e limpa, o que estou precisando no momento. Aqui encontrei uma orla limpa e com espaços públicos organizados, com uma boa segurança”, completou, ressaltando que agora que aprendeu o caminho virá mais vezes à Capital.

Contato com a natureza – Na área central da cidade, o Parque Solon de Lucena, no Centro, continua sendo a preferido para os adeptos da caminhada em torno da Lagoa, mas o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no bairro do Roger, ganhou a disputa na hora da escolha e mais uma vez atraiu visitantes de todas as faixas de idade e localidades.

A maquiadora Ingrid Costa, moradora de Tibiri (Santa Rita), disse que a Bica já faz parte da sua agenda de feriados e finais de semana, sempre que pode. “Gosto muito de vir aqui para ver os bichos, em especial os macacos e a leoa. É um lugar maravilhoso, de fácil acesso e com valor simbólico para entrar”, destacou.

A design de sobrancelhas e turista de Alagoas (Maceió), Júlia Evangelista, também visitou a Bica nesta sexta-feira ao lado do namorado, o autônomo Rodolfo Bernardes, que é natural do Rio de Janeiro. Ela confessou que era a primeira vez que estavam no local e que levará boas lembranças desse dia. “É tudo de bom, pois nos permite uma troca com a natureza. Pretendo voltar mais vezes porque um dia é muito pouco para tirar fotos”, declarou, acrescentando que a administração estava de parabéns pelo trato com os animais em cativeiro e toda a área de livre acesso.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger. O espaço abre de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada até às 16h. A taxa de entrada custa R$ 3,00. Crianças até 7 anos, PCDs e idosos acima de 65 anos são isentos.

Arte – O Celeiro Espaço Criativo, mantido pela Prefeitura de João Pessoa, com nova sede localizada no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, no Varadouro, também atraiu muitos visitantes nesta sexta-feira (31), incluindo a visitação de escola privada de Campina Grande. A turma de 40 alunos do Colégio Imaculada Conceição, antiga Escola das Damas, prestigiou a exposição de obras de vários artistas da arte popular da Paraíba.

O Celeiro Espaço Criativo funciona como uma espécie de vitrine para os artistas e tem como missão o fomento da arte e do artesanato. O local segue aberto ao público de domingo a domingo, com horário de visitação das 8h30 às 17h30, e entrada gratuita.

Hotel Globo – Os visitantes do Celeiro Criativo podem, ainda, aproveitar para conhecer as instalações do Hotel Globo – prédio histórico de estilo eclético, tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Nas suas dependências já se hospedaram personalidades importantes na construção da história da Paraíba.