Diálogo com as comunidades

Escritórios Locais de Gestão são instalados para atender moradores do Complexo Beira Rio

26/10/2021 | 15:07 | 1583

A Prefeitura da Capital está trabalhando para levar dignidade e qualidade de vida aos moradores do Complexo Beira Rio (CBR), por meio do Programa João Pessoa Sustentável. As oito comunidades da região vão passar por um processo de urbanização e receber toda infraestrutura necessária. As fases de mapeamento das áreas de risco, diagnóstico das condições em que vivem as quase duas mil famílias da região já começaram. Para reduzir os impactos das intervenções, um Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) está em execução e a instalação de Escritórios Locais de Gestão (Elos) é parte desse processo voltado para o bem estar das comunidades e transparência das ações do programa.

Ao todo, são quatro escritórios: o Elo 1, no bairro Expedicionários, atende às comunidades Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha e Cafofo Liberdade. O Elo 2, no Miramar, fica à disposição das comunidades Miramar, Tambauzinho e Tito Silva. Já o Elo 3 atende à São Rafael e fica dentro da própria comunidade. A Santa Clara é atendida pelo Elo 4, localizado, também, dentro da comunidade. Nesses espaços, os moradores têm acesso às informações sobre as intervenções urbanísticas e ambientais promovidas pelo Programa João Pessoa Sustentável e às ações do PDC, cujo objetivo é promover o diálogo e orientar os moradores durante as fases de estudos e projetos de melhorias na área.

O PDC vai fazer o levantamento das condições socioeconômicas e desenvolver atividades voltadas para inclusão de gênero, educação ambiental e sanitária no CBR com apoio de várias secretarias municipais, a exemplo das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Meio Ambiente (Semam) e Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM). Os Elos funcionam como um ponto de apoio para essas ações, encontros de capacitação, de reuniões periódicas com os moradores e as equipes do trabalho social e da Unidade Executora do Programa (UEP).

De acordo com Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, os Escritórios Locais de Gestão são um braço do programa dentro da comunidade onde a população tem uma porta para bater. “Toda dúvida, esclarecimento, solicitação e reclamação poderão ser feitos junto a uma equipe disponível de segunda a sexta, e até aos sábados, de acordo com a necessidade. Esses escritórios foram pensados para ser o lugar de escuta, de acolhimento dessa população que é o nosso foco. Em outras palavras é o braço de interlocução do programa dentro das comunidades”, afirmou.

Nesse sentido, os Elos têm ainda a função de receber as demandas das comunidades nas áreas de urbanização, moradia, desenvolvimento econômico, saúde, assistência social e fortalecimento das organizações da sociedade civil. Todas as queixas e reclamações são registradas pelas equipes multidisciplinares para acompanhamento e solução junto à Prefeitura. Essa comunicação se dá de forma presencial, por telefone ou aplicativo de mensagem. Os números são: (83) 99948-0076 (Elo 1);  (83) 99960-7174 (Elo 2); (83) 99855-9752 (Elo 3); e (83) 99960-1385 (Elo 4). O horário de atendimento é das 8h às 17h.