Literatura

Escritor Jairo Cézar lança livro na Roda de Leitura da Estação Cabo Branco para alunos da rede municipal

26/03/2019 | 15:27 | 2017

O escritor Jairo Cézar foi a atração desta terça-feira (26) do projeto Roda de Leitura da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, onde lançou seu último projeto editorial “O Menino que roubava gaiolas” (Paraibook Editorial, 2018, 44 p.), ilustrações de Américo Filho, que conta a história de um menino muito pobre, que tinha apenas um livro dado pela avó. O livro era o Pequeno Príncipe.

O menino que não tinha nome, não vai à escola, não tem amigos e cresce sem amor e é maltratado pela madrasta, que o obrigava a vender peixe na feira, mas nunca desistiu de seus sonhos. Ele sempre gostava de ver os passarinhos presos nas gaiolas na venda de Seu Curió, e se sentia como os pássaros sem liberdade. Até que um dia que escondido vai à venda de Seu Curió e solta todos os passarinhos. Desde esse episódio nunca mais se viu os passarinhos e nem o menino. A história termina com uma velhinha que diz ver toda última sexta-feira do mês, um passarinho com cara de menino voando em seu quintal.

Jairo Cézar comentou que a narrativa estimula a imaginação entre o real e o imaginário e dá margem a várias interpretações sobre trabalho infantil, direito à educação, sobre a morte, a vida, a pobreza, esperança, sonhos e liberdade.

O evento contou a participação dos 100 alunos da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto (Praia da Penha), do 5º e 6º ano do ensino fundamental que estudaram toda obra literária de Jairo Cézar para participar da Roda de Leitura com o escritor. A apresentação contou ainda com a desempenho teatral dos arte-educadores e atores Carlos Souza e Wellandro Duarte.

Sobre o escritor – Jairo Cézar é natural de João Pessoa, radicado no município de Sapé (PB). Filho de artista plástico, desde cedo teve contato com as artes. Formado em Letras na Universidade Federal da Paraíba. Esteve à frente do Memorial Augusto dos Anjos, na cidade de Sapé durante 4 anos e, desde então, participa de atividades ligadas à cultura.

Coordenou o projeto ‘Celebrando os Anjos de Augusto’, festival anual de artes que homenageou o poeta na sua terra natal e que contou com diversas edições. Na sua biografia literária constam prêmios, como o de novos escritores (2007), publicado em 2010 pela Fundação Cultural de João Pessoa. Vencedor do Prêmio Nacional Canon de Poesia 2011. Autor de Rapunzel e outros poemas da infância (2012, Forma Editorial). Vencedor do Prêmio Nacional Contos Mínimos S/A 2013, 3º Colocado no Festival Poesia Encenada do Sesc/PB (2014). Autor de Augusto dos Anjos em Quadrinhos (2014, Patmos Editora), O Peso das Gotas Vencedor do Prêmio José Américo de Almeida de Literatura (2014). Foi o 2º colocado no Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos (MG), escreveu o livro “João Pessoa em Quadrinhos” (2015). Recebeu o Troféu de Mérito Cultural pela Aldeia Sesc (2016).

Na sequência, escreveu os livros em quadrinhos: Zé da Luz, Câmara Cascudo em Quadrinhos e Carlos Roberto de Oliveira em Quadrinhos. Todos estes no ano de 2017. Seus livros já venderam aproximadamente 30 mil exemplares. Recentemente, foi homenageado por diversas escolas da rede pública municipal de João Pessoa, sendo tema de desfile cívico na própria capital e em cidades do interior. Seu último trabalho “O Menino que roubava gaiolas” (Paraibook Editorial, 2018, 44 p.).

Projeto Roda de Leitura – Tem o intuito de valorizar os escritores paraibanos, estimulando o prazer pela leitura e criando nas crianças e adolescentes o hábito de ler. O projeto é mensal e existe desde 2010. Já atingiu um público superior a mil pessoas. A escola particular ou pública que tenha interesse em participar da atividade basta apenas entrar em contato com setor de Gestão Educacional da casa, pelos fones: 3214.8303 – 3214.8270 e fazer o agendamento.