Hackathon Ambiental

Escolas Municipais empatam em evento que desenvolve soluções tecnológicas para beneficiar o meio ambiente

27/07/2024 | 19:00 | 51

As Escolas Municipais Fenelon Câmara, Afonso Pereira da Silva e Índio Piragibe foram as campeãs do Hackathon Ambiental promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Ciência e Tecnologia (Secitec).

A última etapa do evento aconteceu neste sábado (27) pela manhã, no Parque Arruda Câmara (Bica), no bairro do Róger, onde também foram entregues a premiação aos classificados.

Os três finalistas receberam uma viagem para visitar a sede da empresa multinacional de softwares e serviços online Google LLC, em São Paulo, kits com brindes e certificado de participação no evento. Os demais receberão certificado de participação.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, destacou a alta qualidade dos trabalhos e o profundo estudo dos alunos sobre o meio ambiente. “Com este Hackathon, todas as escolas estão tendo a oportunidade de aprender a programar e desenvolver aplicativos úteis para a sociedade”, comentou.

“A qualidade dos trabalhos foi muito boa, o que dificultou bastante na avaliação da banca. Os alunos estudaram e se aprofundaram no tema do meio ambiente. Com este Hackathon todas as escolas estão, neste momento, tendo a oportunidade de aprender a programar e desenvolver aplicativos que podem ser úteis para a sociedade”, ressaltou o secretário.

O Hackathon Ambiental é um evento inserido na Semana Nacional do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedec) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), com a última etapa do evento programada acontecer agora em julho de 2024.

O estudante Arthur Pedro, 14 anos, da Escola Municipal Presidente João Pessoa, Jardim Veneza, foi um dos participantes do evento. Sua equipe se classificou, mas não foi a finalista. Mesmo assim ele agradeceu a coordenação do evento. “Foi uma oportunidade única participar do Hackathon Ambiental, uma grande experiência”, ressaltou o aluno.

Maria Eduarda, da Escola José Américo de Almeida, disse que essa foi uma chance única de participar de um evento que os pais dela nunca tiveram oportunidade de participar. “Estou muito feliz. O Hackathon Ambiental foi incrível”, celebrou a estudante.

Os membros da banca de avaliação da etapa final foram o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos de Souza Filho, o secretário executivo do Meio ambiente, Djalma Castro, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério de Ciência e Tecnologia (Minc), Juana Nunes Pereira.

O evento – O objetivo do Hackathon Ambiental é desafiar os participantes a somarem esforços e competências para criação de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, contribuindo para solucionar problemas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A competição é uma das ações do projeto Codificar para Desenvolver (Code), uma iniciativa da Sedec e da Secitec, em parceria com a Funetec.

Confira os vencedores:

– Equipe “Ecodevs” Escola Municipal Fenelon Câmara: Lucas Emanuel, Maria Clara Araújo, Layana Kathleen, Samuel Mendonça.

– Equipe “Sustentec” – Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva: Allana Flôres, Ana Carolina.

– Equipe “EcoTech” – Escola Municipal Chico Xavier: Gustavo Rodrigues Lacerda (Monitor) Luiz Henrique de Moraes Gomes (Monitor) Wesley Henderson Silva e Carvalho (Monitor)

– Equipe Earthguardians – Escola Municipal Índio Piragibe: Sara , Isabel, Jamilly Cardoso, Pedro Antônio, Lavínia Nascimento.

– Equipe Environment Code – Escola Municipal Presidente João Pessoa: Hannah De Lima, André Gabriel, Marcos Cardoso.

Pular para o conteúdo