Educação

Escolas da Rede Municipal participam da etapa nacional virtual da Olimpíada Brasileira de Robótica

10/11/2020 | 11:00 | 594

Três escolas da Rede Municipal de Educação de João Pessoa participam essa semana da etapa final, de forma virtual, da Olimpíada Brasileira de Robótica. As escolas Frei Afonso e Jornalista Raimundo Nonato Batista irão disputar na categoria “Simulação” nos níveis 1 e 2. Já a Escola Municipal Escritor Luiz Augusto Crispim irá disputar na categoria “Responsabilidade social e divulgação cientifica”.

Nesta terça-feira (10), a dupla formada pelos irmãos Brenda Rodrigues Ferreira e Breno Rodrigues Ferreira, da Escola Luiz Augusto Crispim, irá representar a ‘Equipe BR’. “O vídeo intitulado ‘As meninas da Robótica’ mostra uma coletânea de momentos da robótica em nossa escola, destacando a participação das meninas e alguns dos eventos que participamos como forma de divulgar, trabalhar a robótica e a iniciação científica nas vidas dos alunos”, explicou o monitor e professor de Ciências, Cleberton da Silva Costa.

Essa é a primeira vez que a escola alcança a final de uma etapa nacional. A disputa será com mais seis escolas do Brasil.

Nível 1 – As Escolas Municipais Frei Afonso e Jornalista Raimundo Nonato Batista irão competir nesta quarta-feira (11) na categoria ‘Simulação’.

A Frei Afonso conseguiu classificar duas equipes. A ‘Effort’ é formada pelos alunos José Vieira do Nascimento Neto, Karen Soares da Conceição, Luiz Felipe Bezerra Carlos do Nascimento e Wagner Felipe Pontes Monteiro.

A outra é a ‘Equipe X’ formada pelos alunos Júlio Gabriel de Oliveira Silva, Lucas Francelino de Pontes e Lucas Gabriel Rosendo de Lima.

Os alunos Pablo Henrique Santos de Lima e Rayanne Vitória Lima formam a equipe ‘JRNB Alfa’ da Escola Jornalista Raimundo Nonato.

Um momento de superação também para toda a equipe que teve se reinventar durante esse período de pandemia do coronavírus.

O instrutor de informática Joalisson de Sousa Silva não esconde a ansiedade de participar de uma primeira final a nível nacional. “É uma conquista muito grande. Em meio a tantas dificuldades foram momentos de superação. Uma honra poder trabalhar com esses garotos”, disse confiante o professor.

Nível 2 – A Escola Frei Afonso também irá competir na quinta-feira (12) com a equipe ‘ZeroUm’ formada pelos alunos Keven Kennedy Soares da Conceição, Mateus Santana Santos, Paulo Roberto de Araujo Junior.

Nos dois níveis, os alunos irão participar, de forma virtual e ao vivo na escola, seguindo as regras de segurança com o uso de máscaras e álcool em gel, da categoria resgate. A transmissão será simultânea para todas as demais escolas.

As finais da categoria ‘Simulação’ acontecem na sexta-feira (13). A premiação e encerramento será no sábado (14).