Em São Paulo

Escola Municipal de João Pessoa é medalhista na etapa nacional da OBR 2022 e tem melhor resultado entre as instituições públicas do País

25/10/2022 | 16:30 | 1468

Alunos da Escola Municipal Frei Afonso, no bairro do Róger, conseguiram alcançar um terceiro lugar inédito no Nível 2 da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo (SP). O melhor resultado alcançado por uma escola pública do Brasil.

A equipe ‘FarLab Competition’, da escola Frei Afonso, é formada pelos estudantes Wagner Monteiro, Endryl Oliveira e Carlos da Silva. Eles disputaram com 85 equipes de todo o Brasil que foram classificadas para a etapa Nacional da OBR 2022.

“É a primeira vez que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, chega a um terceiro lugar no nível 2 em competição nacional, na categoria presencial, que é a principal categoria. Nela os alunos construíram o robô do zero. Nessa modalidade, nosso robô precisou resgatar “vítimas”, levando um kit de resgate, em um ambiente hostil e levar para um local seguro. Por muito pouco não levamos o primeiro lugar.

Ficamos empatados com o segundo lugar e o critério de desempate foi o tempo do resgate. Nossa equipe evoluiu para um nível muito alto. Ano que vem tem mais”, disse com orgulho o técnico e professor, Rodrigo Lira.

Orgulho também para o aluno Wagner Pontes que fez parte da equipe vencedora. Essa é uma conquista inédita não só para escola como também para a Paraíba. Já vínhamos tentando isso a muito tempo, mas o máximo que tínhamos conseguido foi o top 8. Com o trabalho em equipe esse ano conseguimos ganhar a etapa estadual e ficar em 3° lugar do Brasil. Tudo isso graças ao nosso professor e ao prefeito Cícero Lucena que nos proporcionou essa viagem incrível para podermos disputar etapa nacional e conseguindo esse resultado”, disse com alegria.

Modalidade virtual – Além da Escola Frei Afonso, a equipe Fire Robot da Escola Municipal Paulo Freire obteve o 3º lugar na categoria Maker, no nível 1, da modalidade Virtual da OBR. A equipe foi formada pelos alunos Ian Gabriel, Natã Alves e David Lopes, tendo como técnico o professor Robson Moura.

Na Mostra Nacional de Robótica alunos das escolas municipais Anibal Moura, Frei Afonso, Leonel Brizola e Paulo Freire apresentaram oito projetos e tiveram grande destaque durante toda a Mostra, o que demonstra ainda mais os resultados obtidos através dos investimentos na Rede Municipal de Ensino.

“A Paraíba foi muito bem representada na OBR 2022, obtendo destaque no cenário Nacional e representando não só João Pessoa, como também o nosso Estado, ficando entre as três melhores equipes do País”, disse Fagner Ribeiro, representante Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba.