Educação

Escola Damásio Barbosa da Franca celebra parceria entre Prefeitura de João Pessoa e Instituto Alpargatas

05/12/2022 | 08:00 | 1328

Uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Cultura (Sedec), com o Instituto Alpargatas e voluntários (funcionários da Alpargatas de Santa Rita), vem unindo mãos e neste domingo (4) deu cara nova a Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, no bairro Trincheiras. Uma união de sucesso que transforma vidas por meio da educação.

As 57 pessoas atuantes do Programa de Voluntariado da Alpargatas, Alpa Voluntários em Ação (AVA), trabalharam na melhoria da unidade de ensino. Foram feitas correções no telhado do pátio, com a troca de madeiramento, troca de telhas e calhas danificadas, revisão elétrica com substituição de lâmpadas, recuperação de paredes, troca de bacias sanitárias, reforma na cozinha, jardinagem, entre várias outras ações.

“Um momento de muita doação e ainda mais de aprendizado. Um sentimento inexplicável. O que imaginava não ser capaz de realizar (pintura de ferro), transformou-se em satisfação e alegria. Afirmo que ainda não consigo me expressar de tanta emoção”, disse a diretora administrativa da escola, Stenia Tassiana Pereira de Oliveira.

Ação contemplou, entre alunos e profissionais da unidade, 600 pessoas. O AVA já beneficiou 2.200 pessoas entre crianças e familiares.

“Como foi lindo de ver aquelas pessoas todas unidas com um único propósito e com tamanha dedicação em cada coisa que faziam. A única palavra que posso dizer para cada um é gratidão. Sem esquecer dessa parceria maravilhosa com o Instituto Alpargatas. Muito obrigado a todos e a todas as pessoas envolvidas”, agradeceu a secretária de Educação, América Castro.

AVA – O Programa de Voluntariado da Alpargatas estimula a interação e participação cidadã dos profissionais da Alpargatas através de projetos comunitários, que visam contribuir com o desenvolvimento social das comunidades situadas nos municípios onde atuam suas unidades.

O programa se divide em uma série de ações do Instituto Alpargatas, além de novas ações globais: as reformas nas escolas são chamadas de ‘Evento Alpa Bem Fazer’, que acontece todos os anos. É uma ação social voluntária baseada nos pilares da Educação, Esporte, Cultura, Diversidade e Inclusão visando o desenvolvimento comunitário sustentável e a inclusão social.

“Solidariedade que transforma. Essa parceria constrói, com várias mãos e vários projetos uma proposta pedagógica inovadora, criativa e sustentável que permite o avanço da aprendizagem dos alunos e da formação de professores, com incentivo e reconhecimento”, explicou o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

O evento realiza reformas e melhorias em escolas através de uma construtora contratada pelo Instituto Alpargatas e através do voluntariado fazendo doações de livros, roupas, computadores, atividades recreativas e pequenas pinturas e cuidados nos jardins no dia da entrega.